09 DEZ 2014
Programa dá suporte ao trabalho agrícola

A empresa Philip Morris Brasil, apresentou na manhã de segunda-feira, dia 8, ação-piloto do programa Linha de Suporte para o município. Diante da relevância dos agricultores e dos riscos impostos pelo contato contínuo com o tabaco, a implantação incentivará as boas práticas de trabalho e a saúde no campo. O objetivo é proporcionar condições seguras e justas a todas as propriedades rurais com as quais a empresa possui relação. A ação terá duas vias: questões trabalhistas e de saúde.

Para a execução do projeto, a ação será viabilizada a partir do apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente que concederá orientações nas comunidades rurais por meio das Agentes Comunitárias. O gerente de assuntos corporativos da empresa, Felipe Bremm, salienta as recomendações práticas de trabalho agrícola. “Todos os produtores diretos da nossa empresa, receberão o suporte necessário para amenizar riscos à saúde, lesões e evitar acidentes. O trabalhador terá a quem recorrer em situações, como por exemplo, a Doença da Folha Verde (GTS)”, explica. Também será concedido um número telefônico para que indagações sejam sanadas.

O programa será ancorado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) nos auxílios das questões trabalhistas. Estará em pauta recomendações sobre o trabalho infantil, renda e horas trabalhadas, tratamento justo aos fumicultores, bem como condições de segurança e contratações de acordo com a lei. Atualmente Vera Cruz tem como propulsor econômico a atividade da fumicultura de agricultura familiar e uma população estimada em 50% de zona rural. A prefeita Rosane Petry (PP) ressalta a importância da implantação. “É com alegria que recebemos mais uma via de apoio àqueles que fazem da agricultura a principal fonte econômica da nossa terra”, declara.