22 DEZ 2023
DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
Retomada do PAA beneficia agricultores e famílias carentes

Na última quinta-feira, dia 21, o Ginásio Segefredo Werner (Guidão), marcou a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. A iniciativa, viabilizada por meio de uma proposta encaminhada pela Coopervec em parceria com o escritório local da EMATER/RS, mostrou-se um auxílio importante para os agricultores rurais do município.

O programa que visa beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, por meio da distribuição de cestas contendo alimentos exclusivamente oriundos da agricultura familiar, contou com a participação de aproximadamente 20 produtores locais. Mais de 28 itens alimentícios, que vão desde bolachas, massas, mel, até produtos como pão de milho, linguiça, schmier, hortaliças, milho verde, aipim, batata-doce e moranga foram distribuídos.

A ação tem um aporte financeiro de mais de R$ 449 mil, provenientes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para aquisição dos produtos diretamente dos agricultores.

O Prefeito Gilson Becker destacou o impacto positivo da ação. “Através do Programa de Aquisição de Alimentos mais de 150 famílias em situação de vulnerabilidade terão um Natal mais digno, e ele se soma ao Alimenta Vera Cruz, que no último dia 7, atendeu 75 famílias”, afirmou.

Becker ressaltou ainda o impacto positivo do programa nas duas pontas da cadeia. “É um gesto que vai além da assistência social; é solidariedade e cuidado com a comunidade. Nossos agricultores locais desempenham um papel importante na nossa economia, e o PAA é uma ferramenta fundamental para a absorção da produção. É um ciclo virtuoso que fortalece toda a nossa comunidade”, acrescentou o prefeito.