21 JAN 2015
Um jeito para encerrar o vício do cigarro

Encerrou na última semana o primeiro grupo de combate ao tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz. A ação visa promover o fortalecimento da decisão de abandonar o vício e dos benefícios de uma vida sem tabaco gerando mais saúde, além de fornecer suporte psicossocial ao indivíduo. A partir da iniciativa são feitas abordagens cognitivas comportamentais, paralelas ao acompanhamento médico e medicamentos disponíveis aos que necessitam.

Os grupos são reunidos durante um ano e os encontros acontecem no período da tarde, quatro vezes ao mês no posto central e na Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Bairro Arco Íris. Quem consegue parar de fumar nos primeiros meses, segue com encontros de manutenção que vão se espaçando até completar um ano. “O paciente deve manifestar a vontade de parar fumar. O sucesso depende muito da determinação individual, não existe milagre”, explica a enfermeira Sabrina Giongo. Na primeira edição do programa, oito conseguiram abandonar o cigarro, de 15 participantes.

Os encontros são auxiliados através da orientação de profissionais da área, capacitados a partir de treinamento prévio realizado em Porto Alegre. Os métodos de combate acontecem, além da mediação controlada, por meio de adesivos, gomas e pastilhas. Para a secretária de Saúde, Ana Hoff, a ação é tão importante quanto as de prevenção de outras enfermidades, consideradas mais graves. “A Secretaria oferece o grupo a todos aqueles que estiverem motivados a parar de fumar, e desejam evitar danos futuros à saúde”, enfatiza.

Ainda não existe data para o início de novos grupos de controle ao tabagismo, entretanto, existe uma lista de espera com mais de 50 pacientes devido o sucesso da primeira edição. A participação nos encontros acontece por meio de inscrição, que pode ser feita no posto central ou no ESF. Podem participar gestantes ou pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Outras informações podem ser sanadas pele telefone da secretaria, 3718-1327.