16 JAN 2015
Saneamento local é referência para POA

A equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), de Porto Alegre, responsável pelo saneamento da capital, esteve em Vera Cruz para verificar a tecnologia dos processos da Estação de Tratamento de Água (ETA). Os técnicos estiveram no município na última quinta-feira, dia 15. O processo se dá pela adição de sal como matéria-prima aos geradores, o que, relacionado a outros meios de purificação, resulta na economia de 80% no custo para desinfecção.

A fórmula utilizada pela ETA, fez Vera Cruz triplicar a capacidade de produção de água desde 2009, sendo uma das poucas cidades gaúchas que mantém o sistema municipalizado. Assim, o sistema tornou-se referência estadual e já serviu como material de estudo para turmas de Engenharia Civil e Ambiental, de instituições de ensino como a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e técnicos da Corsan.

O processo de desinfecção da Estação é rico em sustentabilidade. O coordenador do serviço, Gilson Becker, explica sobre os benefícios do desenvolvimento operacional da qualidade da água. “É uma forma correta em termos ambientais e evita o vazamento e contaminação do meio ambiente próximo, além de garantir segurança aos operadores”. O projeto ambiental dá conta da preservação dos afluentes através do envolvimento da iniciativa privada.

A Prefeita Rosane Petry (PP), salienta que nos últimos anos, foram investidos cerca de R$ 8 milhões por meio de convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em água. “O município de Vera Cruz passa por uma situação privilegiada na questão do saneamento, onde 95% da área rural possui água tratada”. A líder do Executivo recorda ainda, que o município tem uma história importante no abastecimento de água quando decidiu continuar gerenciando a sua água ao invés de repassar o serviço para a companhia estadual.