20 FEV 2015
Turno único gera economia de R$ 259 mil

A Prefeitura Municipal de Vera Cruz encerra o horário reduzido nesta sexta-feira, dia 20. Decretado dia 17 de novembro de 2014, a medida foi tomada, com o intuito de conter despesas públicas, principalmente diante da queda brusca do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A redução da jornada, para seis horas, das 7 às 13 horas, implicou no enxugamento de principais despesas, com a diminuição no consumo de energia elétrica, telefone e combustível e manutenção de máquinas, entre outros cortes. Conforme a Secretaria de Planejamento e Finanças o município garantiu a economia de R$ 259 mil em quase três meses.

Além de todas as economias geradas pela adoção do horário reduzido, o maior valor em contenção, veio por meio da diminuição dos gastos com peças e manutenção de máquinas e veículos, que economizou R$ 100,7 mil. Na sequência, os gastos com combustível economizaram R$ 48 mil e as diárias, o valor de R$ 37 mil no período de dois meses e meio. Além disso, a Prefeita Municipal executou medidas de demissões de alto escalão, exoneração de cargos de confiança e de secretários municipais.

As repartições municipais retornam ao horário tradicional, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas para o atendimento ao público, visto que o trabalho interno funcionará das 7 às 11h30 e das 13 às 17h30 até o dia 10 de março, a fim de compensar as horas dos feriados prolongados ao longo do ano. A Prefeita Municipal, Rosane Petry, avaliou a medida positivamente, levando em consideração os compromissos com a comunidade como saneamento e infraestrutura. “A economia gerada pelo período da jornada reduzida permitiu a regularização da situação financeira em diversos aspectos”, declara, Rosane.