24 AGO 2015
Saúde inaugura novo espaço da Vigilância
(Lucimara Silva)

Situada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, transferência para a pasta da Saúde deverá otimizar os serviços

A Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Vera Cruz, inaugurou na tarde desta segunda-feira, dia 24, o novo espaço da Vigilância Sanitária. O serviço que antes estava situado nas dependências da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, agora passará a prestar os serviços do programa Vigilância em Saúde no complexo da Saúde, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), que comporta o Posto Central, o Espaço Mamãe Criança, Primeira Infância Melhor (PIM), entre outros departamentos.

O programa Vigilância em Saúde é composto pela Vigilância Epidemiológica e laboratório. O quadro de profissionais conta com médico veterinário, dois agentes de combate às endemias, um fiscal sanitário e uma enfermeira. A construção possui três compartimentos, parede em alvenaria para isolamento do restante da edificação e divisórias leves para individualização do laboratório.

O coordenador do serviço, veterinário André Sant’Anna, ressaltou a intensificação do serviço no que diz respeito à fiscalização e prevenção, o que reflete diretamente na atenção básica de saúde. Conforme a secretária municipal de Saúde, Ana Hoff, a obra simboliza mais um avanço que vai ao encontro direto da comunidade. “Diante de tanta crise financeira e falta de repasses, Vera Cruz é um município que ainda prioriza a saúde. Quem ganha com isso é a população, pela acessibilidade a um serviço de saúde com qualidade”, declarou.

Ainda na tarde desta segunda-feira, a líder do Executivo seguiu rumo a Brasília, a fim de acompanhar os pleitos em tramitação que garantem recursos para o município. Em seu pronunciamento, Rosane explicou, que a ida à sede do país, tem como objetivo principal buscar recursos para finalizar a Estratégia de Saúde da Família (ESF), de Vila Progresso e para a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “A inauguração dessa importante obra, é reflexo da busca incessante por recursos para otimizar os serviços em saúde para os vera-cruzenses”, disse Rosane.