18 DEZ 2015
ESF de Vila Progresso começa a funcionar

Primeiro posto da Estratégia de Saúde da Família inaugura na próxima terça-feira, dia 22, às 19h30

O Município de Vera Cruz inaugura na próxima terça-feira, dia 22, o posto da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Vila Progresso. O primeiro ESF do interior atenderá cerca de 3 mil pessoas. Serão atendidos os moradores das linhas Sítio, Tapera e Dois de Dezembro. Os pacientes de Entre Rios, Linha Alta e Linha do Rio também serão acolhidos com atendimento médico e odontológico com ênfase na prevenção. O investimento tem o aporte de R$ 408 mil do Ministério da Saúde e R$ 65 mil da Prefeitura. A cerimônia está marcada para às 19 horas, defronte à Praça de Vila Progresso.

A edificação de 302,63 metros quadrados é composta por 29 cômodos na estrutura de alvenaria e possui seis banheiros, sendo dois para portadores de necessidades especiais, recepção, sala de estoque para medicamentos e consultórios médicos e odontológicos. O ESF contempla área interna e externa para atividades de grupo, sala de vacinas, de observação, recinto administrativo e copa. A equipe será composta por médico, enfermeira e técnico de enfermagem, além de dentista, auxiliar de saúde bucal, seis Agentes Comunitárias de Saúde, recepcionista e auxiliar de serviços gerais estarão entre os colaboradores.

O atendimento ao público iniciará na quarta-feira, dia 23, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. A equipe fará o acolhimento de todos os usuários que necessitem dos serviços. Na parte da tarde será feito o agendamento dos grupos prioritários, como hipertensos, diabéticos, idosos, acamados e crianças menores de um ano. Conforme a enfermeira, que será responsável pelo posto, Janaína Cunha, serão realizadas visitas domiciliares nas regiões abrangentes e grupos de educação em saúde. Nas quartas-feiras a tarde, o posto estará fechado para reunião de equipe, a fim de traçar estratégias de atendimento e melhorias na qualificação do sistema.

O secretário da pasta da Saúde, Fábio Jost, salienta a importância do serviço para as comunidades do interior e a praticidade do deslocamento aos pacientes das localidades. “A partir de agora, a população rural terá uma estrutura moderna, com acessibilidade e que proporciona aos profissionais e usuários mais comodidade e agilidade no atendimento”. A prefeita municipal Rosane Petry (PP), destaca a Saúde como prioridade de gestão. “Só em 2015 o governo municipal investiu mais de R$ 6 milhões em saúde, o que representa 21,95% da fatia orçamentária, enquanto o exigido por lei, é 15%”, enfatiza. Nesta quinta-feira, dia 17, foi realizada a explicação técnica de funcionamento a cerca de 250 moradores da região.

Programação

Na cerimônia de inauguração da Estratégia de Saúde da Família, a comunidade poderá prestigiar apresentações alusivas ao Natal. A Banda Municipal participará do evento com a execução de clássicos natalinos e haverá ainda a apresentação do Coral Comunidade Luterana Trindade de Vila Progresso, apresentação dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann e a presença do Papai Noel. Em caso de chuva, o evento será realizado na Comunidade Luterana, localizada ao lado da Praça de Vila Progresso.