15 FEV 2016
Vigilância Sanitária conscientiza contra o Aedes Aegypti

Equipe visitará as residências da zona urbana e locais de risco a fim de orientar quanto à proliferação do mosquito, neste sábado, dia 13

Para chamar a atenção sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do Aedes Aegypti, transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus, o Ministério da Saúde lançou a campanha Sábado da Faxina – Não dê folga para o mosquito da Dengue. Com base na iniciativa, a Vigilância Sanitária de Vera Cruz realizará visitas nas residências da zona urbana e em locais de risco a fim de orientar a comunidade em geral sobre como evitar a proliferação do mosquito neste sábado, dia 13.

A ideia é que a população dedique este dia para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes. Conforme o veterinário André Sant’Anna, o país vive um momento crítico e o risco de contaminação não está distante, visto que cidades vizinhas possuem focos confirmados do mosquito. “Precisamos do envolvimento maciço e compreensão da comunidade para evitar o problema”, sublinha.

A orientação é de que os moradores tampem as caixas d’água e coloquem telas. Mantenham barris e tonéis tampados. Além dos cuidados com água parada em pátios, vasos de plantas, pneus, garrafas e todo e qualquer objeto que possa acumular água. Além de Sant’Anna, o Dia da Faxina será realizado pelos fiscais sanitários, agentes de combate às endemias e parceria com a Vigilância Epidemiológica. O secretário municipal de Saúde, Fábio Jost, orienta para que a comunidade receba a equipe em suas residências a fim de que o município possa ter êxito no trabalho de combate ao mosquito.