28 ABR 2016
Agentes de Saúde auxiliam no combate ao Aedes

Ações de conscientização são realizadas nas escolas a fim de prevenir doenças como a dengue, zika e chikungunya

O frio está chegando e com ele as campanhas de vacinação e prevenção contra a gripe, sobretudo, contra o vírus influenza, transmissor da gripe A H1N1. Porém, conforme a secretária municipal de Saúde, Daniela Schneider, o mosquito Aedes Aegipty, ainda é um fator preocupante no município e a comunidade não deve perder o foco. Diante disso, as Agentes Comunitárias de Saúde, têm realizado ações nas escolas a fim de reforçar a prevenção contra a dengue, zika e chikungunya.

A ação foi realizada na Escola Municipal Jacob Blész e faz parte da série de atividades que já vêm sendo realizadas em todo o município. Através de uma palestra, as agentes Vaneila Helfer e Silvana Oliveira abordaram a importância de conscientização dos alunos, para prevenir possíveis criadouros do mosquito. Na oportunidade, os próprios alunos confeccionaram máscaras e também receberam um crachá de "Agente de Saúde Mirim". Posteriormente, os mesmos fizeram a limpeza do pátio da escola, para prevenir o acúmulo de água que favorece a reprodução do mosquito.

Além disso, as agentes de saúde realizam o mapeamento de suas respectivas áreas, cadastram famílias e identificam indivíduos e famílias expostas a situações de risco, orientando e direcionando ao serviço de atendimento adequado. Da mesma forma, auxiliam nas campanhas e ações institucionais. “Para ter saúde é preciso adotar métodos de qualidade de vida e mudanças de atitudes. O trabalho das agentes é fundamental nesse processo de conscientização de combate ao Aedes Aegypti”, disse a secretária de Saúde, Daniela Schneider.