10 OUT 2014
Grupo orienta 80 grávidas sobre saúde e comportamento

O desenvolvimento da saúde dos bebês e das grávidas vem sendo acompanhado através da ação orientada pelo Espaço Mamãe Criança. O Grupo de Gestantes tem por finalidade sanar dúvidas comuns dessa fase, compartilhar vivências e informações sobre o período de gravidez e os procedimentos pós-parto. A ideia é que as reuniões sirvam como um intensivo de aprendizagem superior ao pré-natal, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Os grupos se reúnem semanalmente as quintas-feiras, às 13h30, e 80 mulheres participam dos diálogos instrutivos.

As palestras são divididas em temas mensais a fim de facilitar a ida das mulheres rurais ao Espaço. O mesmo assunto é discutido todas as semanas durante um mês, alternando os grupos. Para a saúde das mamães são abordados assuntos como alterações fisiológicas e emocionais na gravidez, autoestima e autocuidado. Bem como sinais, períodos e fisiologia do parto, alimentação na gestação, amamentação e todos os passos do nascimento do bebê. As aulas são responsáveis, não apenas por auxílio nas questões da saúde, mas são elencadas desde planejamento familiar, direitos das grávidas até o desenvolvimento de trabalhos artesanais.

O Espaço atende gestantes do interior, dos bairros e do Centro. Os encontros acontecem de forma dinâmica e exemplificada, podendo se desenvolver a partir dos questionamentos das participantes. A jovem Joice Gonçalves, está no quarto mês de gestação e frequenta o Grupo de Gestantes desde que descobriu sua gravidez, na oitava semana. “Como sou mãe de primeira viagem, o Grupo tem me esclarecido muitas dúvidas. Sem ele, estaríamos desprevenidas e com tudo que estou aprendendo, tenho certeza de que serei uma ótima mãe”, afirma Joice, 18 anos.

O Grupo iniciou junto com a implantação do Espaço Mamãe Criança e, desde lá, ampara as mulheres em diferentes situações e necessidades. “Atendemos mães a partir de 14 anos e dedicamos atenção especial às mais inexperientes. Nosso trabalho é garantir que elas tenham uma gestação segura e que saibam administrar qualquer situação que possa acontecer com ela ou com o bebê”, afirma a coordenadora do Espaço, enfermeira Deise Machado. A ação conta com a cooperação de profissionais de nutrição, psicologia, assistência social, obstetrícia e pediatria.