09 MAR 2015
SAMU agrega suporte à saúde em Vera Cruz

Ocorreu na última sexta-feira, dia 6, a inauguração da nova estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Vera Cruz. A fim de oferecer suporte à saúde pública, o serviço é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente e o Hospital Vera Cruz (HVC). Em funcionamento desde dezembro de 2014, a unidade está qualificada para atendimento à comunidade. A solenidade teve a presença da líder do Executivo, Rosane Petry e contou com o prestígio da delegada da 13° coordenadoria regional de saúde, Mariluci Reis, além de lideranças políticas e representantes de entidades.

A nova Unidade Básica de Saúde possui dois alojamentos, dois banheiros, almoxarife, cozinha e sala de estar. Há ainda garagem com capacidade para duas viaturas, rampa de lavagem, sala de expurgo e de esterilização. O coordenador da Base, André Heck, enfatiza a eficiência dos órgãos públicos que contribuem para o bom funcionamento do SAMU. “Temos em média, dois atendimentos de urgência por dia, o que significa que os postos e os serviços de saúde estão funcionando. O serviço tem 0,03% de trotes de crianças, número relativamente baixo, que é reflexo de um bom serviço de educação”, declarou Heck.

Na ocasião, esteve presente o diretor do HVC, Gilson Carlos Jaeger, e manifestou o contentamento pela grande parcela de orçamento disponibilizada pelo hospital em prol da saúde pública, falando também em nome do presidente da Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész, Joseph Fayad. A prefeita municipal conduziu as autoridades para o descerramento da placa de inauguração e endossou que a municipalidade dispõe da maior fatia do orçamento para a saúde pública. O SAMU funcionará com atendimento 24 horas por dia e atende apenas pelo telefone 192.