14 SET 2015
V.Cruz inaugura projeto de geração de energia solar

Solenidade ocorre nesta sexta-feira, dia 11, no Quiosque da Praça José Bonifácio, às 19 horas

O Município de Vera Cruz, realizou na última sexta-feira, dia 11, a cerimônia de inauguração do novo projeto de geração de energia solar fotovoltaica. O evento consagra o projeto tecnológico e inédito em todo o Rio Grande do Sul e ocorreu nas dependências do Quiosque da Praça José Bonifácio. O projeto foi conquistado por meio do recurso de R$ 200 mil, oriundos de um equívoco no cálculo de cobrança e deveria ser investido em iluminação pública.

Dessa forma, a equipe de engenharia municipal, seguindo a coordenação técnica da engenheira civil, Eliza Bischoff, desenvolveu o projeto que consiste na instalação de painéis para a captação de energia solar, que deverá extinguir a conta de luz pública na Praça José Bonifácio, tornando assim, o local autossustentável. A elaboração envolve ainda, a substituição das lâmpadas convencionais, por lâmpadas de LED em oito quadras centrais e deverá gerar a economia de até 80%.

Para Eliza, o município sempre foi referência nos investimentos na área de saneamento e a partir deste ano, o foco está nas ações ecoeficientes, a fim de que haja harmonia entre economia, inovação e meio ambiente. “Temos muito orgulho de ver o projeto executado e já estamos planejando os próximos. Queremos não apenas inovar os sistemas, mas também trazer retorno financeiro”, disse. Ela acrescenta que este será o primeiro de muitos projetos neste segmento.

Conforme o Secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Elton Souza, após 15 dias da substituição das lâmpadas, a conta de energia da Praça já havia reduzido de R$ 3,5 mil para R$ 975,00. Ele afirma que a partir da implantação do sistema, a economia será de 100%. “O projeto tem por objetivo principal, alcançar a ecoeficiência no consumo e geração de energia, bem como a diminuição dos custos e melhoria do sistema a curto e longo prazo”, disse o titular da pasta.