26 OUT 2015
Rosane insiste em recurso para parque ambiental

Reunião com a comitiva da Secretaria Estadual de Meio Ambiente ocorreu na última terça-feira, dia 20. Recurso para medida compensatória é de R$ 300,00 mil

Na última terça-feira, dia 20, a Prefeita Municipal, Rosane Petry (PP), acompanhada do coordenador do Departamento de Meio Ambiente, Ricardo Konzen, reuniu-se com a comitiva da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), afim de, outra vez, pleitear a busca pelo recurso de medida compensatória, no valor de R$ 300,00 mil para transformar a área verde de mais de 15 hectares, em local nobre do município, em um Parque Municipal de Preservação Ambiental e de Eventos.

Devido ao impacto ocasionado pela construção da RST-471, hoje RSC-153, a compensação do recurso viabilizaria o enquadramento parcial para construção de trilhas ecológicas, atividades de educação ambiental e cercamento. Entretanto, a estrada já foi inaugurada há mais de cinco anos e o recurso ainda não foi liberado. Diante disso, a líder do Executivo insiste no repasse da verba do parque ambiental. Na oportunidade, o assunto foi discutido entre o assessor técnico das Relações Institucionais da Sema, o diretor do Departamento de Biodiversidade Rafael Ritter e o diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Rafael Volquind.

O coordenador do departamento municipal de Meio Ambiente, Ricardo Konzen destaca que o município está em fase de assinatura de contrato com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através do Departamento de Biologia, coordenado pelo professor Andreas Koeler, para a atualização do diagnóstico do projeto, a fim de propor metas e coloca-las em práticas. Esse diagnóstico é viabilizado por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente e aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

O assessor técnico da Sema, Valtemir Goldmeier, se comprometeu junto à equipe de dar atenção especial ao caso de Vera Cruz e para dar seguimento ao processo, será feita uma visita técnica da comitiva estadual ao município para avaliação da área e impacto perante à comunidade, que deve ser marcada o quanto antes. Inconformada com a medida que excluiu o projeto de Vera Cruz, por determinação da Câmara Estadual de Compensação Ambiental (Ceca), em 2011, a prefeita Rosane ainda tenta reverter a situação e tem esperanças de que verá o sonho do parque ambiental realizado até o final da sua gestão.