28 OUT 2015
Qualidade da água é preservada em Vera Cruz
Gilson Becker, coordenador da ETA explanou o projeto (Divulgação)

Projeto Protetor das Águas foi apresentado no Seminário Regional de Boas Práticas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O projeto pioneiro no Rio Grande do Sul, Protetor das Águas, do Município de Vera Cruz, mais uma vez ganhou notoriedade na Região dos Vales. Na última semana, o projeto foi apresentado no II Seminário Regional de Boas Práticas – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento foi promovido pelo Núcleo Regional ODM do Vale do Rio Pardo e aconteceu no Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a fim de apresentar os principais projetos e ações implantadas nos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e seus impactos na qualidade de vida da população.

Diante da relevância do projeto e suas influências no desenvolvimento do município, o projeto foi explanado pelo coordenador da Estação de Tratamento de Água (ETA), Gilson Becker. Entre os objetivos e resultados que vão encontro de toda a população vera-cruzense, Becker apresentou como principais características a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, sustentabilidade, redução da mortalidade infantil, proteção e conservação às fontes, poços, reservatórios e arroios do município. Além disso, Becker ressaltou sobre o sucesso do projeto que permitiu a isenção na tarifa de água para os 67 produtores que integram o projeto.

Em junho deste ano, o município de Vera Cruz inaugurou R$ 6,5 milhões de investimentos em água e as obras completas somam cerca de R$ 12 milhões. Com a aplicação dos investimentos, o município aumentou a produção de água de 110 para 140 litros/s podendo ampliar mais 70 litros em períodos críticos. O reservatório de 1.500 m3 em concreto armado garante o armazenamento dos recursos. Para a prefeita municipal, Rosane Petry (PP), a qualidade de água e as aplicações durante todo esse processo serão sempre motivo de orgulho. “Quando buscamos verbas e recursos para essa finalidade, estamos investindo numa geração”, sublinha Rosane lembrando que o projeto garante água de qualidade para as próximas duas décadas.

Além disso, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em fase final de operação, deverá ampliar o tratamento da cidade, melhorando significativamente os índices de saneamento básico e a consequente preservação dos recursos hídricos do município. Os investimentos para a ETE somam cerca de R$ 1,2 milhões. Na oportunidade, o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, Júlio César Salecker, parabenizou o município pelos feitos através do Protetor das Águas. “A gestão de Vera Cruz não está preocupada somente em produzir água, mas investe paralelamente em esgoto, o que reflete diretamente na qualidade de vida da população”, declarou.