18 MAR 2016
Escolas têm ações de combate ao Aedes Aegypti

Orientações para combater o mosquito acontecem em parceria com a Secretaria de Educação e departamento de Meio Ambiente

A Secretaria de Educação em parceria com o Departamento de Meio Ambiente de Vera Cruz, está realizando uma série de ações nas escolas da rede municipal de ensino a fim de sensibilizar e conscientizar quanto ao combate do mosquito Aedes Aegypti. Nesta sexta-feira, dia 18, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helberg Erhardt Franke. A ação consiste na orientação e diálogo com os alunos sobre como evitar a proliferação do mosquito responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zica vírus.

Conforme a diretora da escola, Carla Mohr, os professores têm trabalhado de forma frequente o combate ao mosquito. Na última semana a escola organizou uma mini gincana envolvendo todas as turmas. Os alunos desenvolveram tarefas simples como colocar areias nos vasos de flores, evitar água parada em recipientes, toneis, pneus e caixas d’água, entre outras brincadeiras e circuitos sobre o tema. “As crianças são as disseminadoras da consciência que todos deveriam ter. Acreditamos que essas ações irão refletir nas famílias, vizinhança até atingir a comunidade como um todo”, comentou a diretora.

Denuncie

A Secretaria de Saúde desenvolve através da Vigilância Sanitária, Agentes de Combates às Endemias, Vigilância Epidemiológica e Agentes Comunitárias de Saúde, fiscalização nos locais de risco da zona urbana. O veterinário André Santa’Anna enfatiza que é importante a participação da comunidade no processo de identificação de possíveis focos do mosquito. “Além de cada um cuidar do seu próprio pátio, todos podem colaborar com o coletivo. Quando um indivíduo não se conscientiza, toda uma localidade pode estar em risco”, explica. Para denunciar, basta ligar para 3718-1165, telefone da Vigilância Sanitária.