23 MAR 2016
Protetor das Águas é referência estadual na Expoagro

Programa municipal pioneiro no Rio Grande do Sul é modelo para a elaboração do Programa Estadual de Conservação da Água e do Solo

No dia Mundial da Água, dia 22 de março, o Município de Vera Cruz teve sua representação na maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar através do Programa Protetor das Águas. Aconteceu no prédio da administração da Expoagro, uma reunião técnica promovida pela Emater/RS – Ascar a fim de apresentar o Programa Estadual de Conservação da Água e do Solo que será trabalhado em parceria com as prefeituras e demais entidades ligadas ao meio.

O Protetor das Águas é pioneiro no Rio Grande do Sul e o único reconhecido e certificado pela Agência Nacional das Águas (ANA) no estado, tendo a Universal Leaf Tabacos e a Fundación Altadis como instituições parceiras a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) como executora do programa. Diante disso, o engenheiro agrônomo Dionei Delevatti e o coordenador da Estação Tratamento de Água (ETA) e do Protetor das Águas, Gilson Becker, foram convidados para relatar o histórico, concepção e operacionalização, uma vez que o município é referência para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Programa Estadual de Conservação da Água e do Solo.

Foram abordados temas como a origem do projeto em 2011, as atividades desenvolvidas, bem como os significativos resultados obtidos na preservação e regeneração das áreas ao Arroio Andréas e suas nascentes e em consequência a melhoria na qualidade de água. “Destaco a transição para a Política Pública de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), na qual o município assumiu o legado do projeto. Instituímos a isenção da tarifa de água aos produtores que compõem o programa, além da obtenção de recursos junto a ANA para ampliação das ações envolvendo preservação do solo nas áreas de desenvolvimento”, explicou Becker, coordenador da ETA.

O evento possibilitou a divulgação do trabalho realizado no município que abrange desde a proteção ao manancial e nascentes em consonância com o Sistema Municipal de Abastecimento de Água, os investimentos em ampliação realizados nos últimos anos, bem como a ativação do sistema de tratamento de esgoto, a representantes das mais diversas regiões do estado, proporcionando a troca de conhecimentos técnicos.

A prefeita municipal Rosane Petry, enfatizou a importância do programa para o município. “Nosso objetivo é seguir melhorando em qualidade e quantidade da água fornecida a população com o envolvimento dos produtores, entidades e empresas parceiras e poder público” disse. Foi criada ainda, uma comissão que organizará um Fórum Regional para discussão do plano de ação para implantação do novo Programa Estadual, com a participação de técnicos do Protetor das águas e uso das referências do que é desenvolvido no município.