15 ABR 2016
Senar conclui mais três cursos no CRAS

suários do Centro de Referência da Assistência Social concluíram os cursos de Inclusão Digital, Plantas Medicinais e Artesanato com material reciclável

Oportunizar homens e mulheres que desejam ampliar seus conhecimentos, a fim de impulsionar a produtividade, melhorar a renda e a qualidade de vida, são os objetivos dos cursos profissionalizantes do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar). Na manhã desta sexta-feira, dia 15, mais três turmas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), concluíram os cursos de Inclusão Digital Rural, Plantas Medicinais Condimentares e Aromáticas e Artesanato com material reciclável.

A capacitação é realizada através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul. Conforme a instrutora do Curso de Inclusão Digital, Denize Tornquist, o curso introduz à informática e oferece conhecimentos básicos de Word e Excel, com a carga horária de 16 horas divididas em dois dias. O curso de Plantas Medicinais foi ministrado pela instrutora Lucimara Corvello e abordou o manejo de produção de plantas condimentares e aromáticas e os principais aspectos no preparo dos canteiros e mudas, colheita, secagem e comercialização, além de ensinar como colher ervas, flores, sementes e raízes.

Para quem gosta de trabalhos manuais, o curso de artesanato com material reciclável possibilitou a confecção de pesos de porta, cestas, chaveiros, brinquedos, artigos de decoração, entre outros. A instrutora, Zélia Kaufmann, salientou a possibilidade de reaproveitar jornais, revistas, papelão, retalhos de tecidos, garrafas de vidro e pet. Ao todo, 28 participantes receberam certificados de conclusão. Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Lucimeri Einsenhardt, haverá ainda, diversos cursos, sendo o próximo de Artesanato em Porongo, para o dia 25 de maio.