25 OUT 2017
Folha de outubro será paga na sexta

O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro. Neste ano a data cai no próximo sábado. A comemoração em Vera Cruz será na sexta-feira (27). Além de um almoço, o funcionalismo terá depositado o vencimento do mês também na sexta. O salário é pago normalmente no último dia útil do mês, que seria na terça-feira (31). Para festejar a data, a administração organiza uma confraternização, a partir das 11h30, na Associação dos Servidores Municipais – ASM, com mateada, churrasco, música e sorteio de brindes. O retorno ao expediente neste dia será uma hora mais tarde, às 14h.

Conforme o Secretário de Planejamento e Finanças, Marcos Ivan dos Santos, a liberação da folha de forma antecipada é possível devido ao controle de gastos estabelecido desde o início da gestão. “Estamos observando a situação de muitos municípios e podemos dizer que Vera Cruz deverá fechar o ano de forma equilibrada, lembrando sempre que dependemos dos repasses Estaduais e Federais, e que se houver queda expressiva nestes repasses, é impossível prever como será o fechamento das contas em 31 de dezembro. Por enquanto, não percebemos a necessidade de parcelar ou atrasar vencimentos”, enaltece o titular da pasta.

Para o prefeito Guido Hoff, o esforço da secretaria e do funcionalismo precisa ser reconhecido. “A situação financeira do Município é boa graças ao empenho da Secretaria de Planejamento e Finanças, que tem acompanhado e orientado as demais secretarias. Isso nos permite essa valorização do servidor com o pagamento antecipado, algo que é merecido diante das tantas tarefas que desempenham em busca de uma Vera Cruz melhor para todos”, salienta. Entre Executivo e Legislativo, o município tem atualmente 959 servidores ativos, inativos e pensionistas. A quitação dos vencimentos deste mês representa R$ 1.985.000,00, que serão injetados na economia local e regional.

eSocial – Por força de legislação federal, o Município de Vera Cruz, assim como os demais, inicia o processo de implantação do eSocial. Com o novo sistema informatizado da Administração Pública que irá requerer informações praticamente em tempo real, não se torna mais possível o adiantamento dos pagamentos de salários antes do encerramento do mês. “É preciso esperar o encerramento do mês, para depois os setores de Recursos Humanos e de Contabilidade efetuarem a geração da folha”, explica o secretário. Com isso, o pagamento da folha mensal passará a ser feito no quinto dia útil do mês seguinte. A Secretaria de Planejamento e Finanças alerta o funcionalismo para que organize os gastos pessoais até junho de 2018, quando a ferramenta passa a ser utilizada pela municipalidade.