09 OUT 2014
Município instala câmeras de vigilância no Centro

Após receber como reivindicação da classe empresarial mais segurança na cidade, a prefeita Rosane Petry (PP) determinou a instalação de câmeras de segurança no Centro. Até sexta-feira, dia 10, a previsão é que os quatro equipamentos responsáveis pelo videomonitoramento estejam instalados e inicie a vigilância 24 horas em pontos de grande circulação. A centrais observatórias estarão na Prefeitura e na sala de operações do quartel local da Brigada Militar. Neste estágio-piloto os equipamentos ficarão ativados durante 45 dias a fim de medir o desempenho da nova tecnologia implantada para aprimorar a segurança pública.

Em parceria com a empresa Viavale – que pretende vender a ideia para demais cidades da região do Vale do Rio Pardo – o intuito é oferecer ferramentas capazes de inibir o vandalismo, roubos e assaltos no município, aliado ao patrulhamento efetivo da polícia. Após a consolidação da iniciativa no perímetro urbano, a municipalidade pretende abrir processo de licitação para contratar o serviço em caráter permanente e, talvez, aumentar os pontos de armazenamento de imagem diurnos e noturnos em alta definição. As câmeras ainda dispõem de filtro infravermelho e função de giro contínuo de 360 graus.

A prefeita acompanhou a instalação de uma das câmeras, junto à Caixa D’Água, com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Eduardo Viana (PTB), e vê a medida como um avanço tecnológico necessário. “A conquista desta meta já constava em nosso plano de governo e vem ao encontro das solicitações populares de empresários que se sentiam amedrontados em virtude de assaltos frequentes”, enfatizou a líder do Executivo. Viana endossou o posicionamento ao concordar com a ação em nome do legislativo. “Segurança é prioridade”, disse.

As câmeras estão instaladas no entroncamento entre as ruas Roberto Guendling e Professor Rudolfo Wazlawick, nas imediações do Posto do Ico; na sinaleira da Praça José Bonifácio, ao lado do Quiosque Turístico; na Caixa D’Água e na esquina da Avenida Nestor Frederico Henn e da Rua Thomaz Gonzaga. A ideia vem colhendo bons frutos no vizinho município de Santa Cruz do Sul que desde o início de 2014 tem usado da tecnologia para combater a criminalidade e conservar a integridade dos espaços públicos.

Fonte: Lucas Dalfrancis