23 DEZ 2014
V. Cruz gera 2,5 mil empregos em 2014

O posto do Sistema Nacional do Emprego (Sine), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), encaminhou de janeiro a dezembro deste ano, 1.437 pessoas ao mercado de trabalho. Da intermediação, 418 vera-cruzenses conquistaram vagas permanentes em empresas locais e da região. A origem de novos empregos, entre diretos e indiretos, chegou a 2.540 conforme informações da municipalidade. Das oportunidades conquistas pelos vera-cruzenses, a maioria se concentra nas indústrias fumageiras e calçadistas, além do setor de metalurgia e construção civil.

O responsável do Sine, Sidnei da Silva, argumenta que em muitas ocasiões a falta de qualificação profissional e, sobretudo, de escolaridade é um entrave. “Muitas vezes não preenchemos a vaga, pois os candidatos não cumprem os requisitos exigidos pela contratante”, argumenta o agente. Na contrapartida da limitação, a SMDS aproveita a escolaridade deficitária e a falta de aperfeiçoamento para investir em cursos capazes de aumentar possibilidade de inserção na vida profissional.

Para a titular da pasta, Luciméri Eisenhardt, a exposição documentada pela Secretaria tem servido como orientação para o planejamento da Secretaria. “Percebemos quais são os cursos de qualificação que mais carecem e, ao mesmo tempo, os cidadãos não possuem e abrimos turmas com esse foco para capacitar a comunidade”, enfatiza. Luciméri ressalta que a fórmula tem colhido resultados exitosos e em 2014 cerca de 140 pessoas já possuem uma profissão através da política do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Além dos encaminhamentos profissionais, o Sine emitiu 1.079 Carteiras de Trabalho e iniciou a confecção de carteiras de identidade no mês de junho. Desde então, foram 111 documentos de identificação emitidos, sendo 62 como primeiro lançamento e 49 como segunda via.

Fonte: Lucas Dalfrancis