31 MAR 2015
Nova adutora abastece área central

Um dos motivos de orgulho aos vera-cruzenses é o sistema municipalizado de água. Todo o sistema de abastecimento público de água é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, sendo executado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), que está vinculado à Secretaria de Obras e Saneamento. Na última sexta-feira, dia 29, iniciou as obras para a ativação da nova adutora Bom Jesus. A adutora liga a Hidráulica Municipal da localidade ao reservatório baixo de acumulação de água ao lado da Escola Estadual Mesquita e é em seguida bombeada para o reservatório Central elevado de 50 metros cúbicos que abastece a região Central da cidade.

O total de recursos investidos especificamente em água, é de R$ 6,5 milhões -  sendo R$ 5,9 milhões através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). Concluídos mais de 90% das obras, neste caso da adutora Bom Jesus, para dar condições de início do funcionamento, foi necessário fazer o expurgo para limpeza desta nova tubulação de água de 200 milímetros. Conforme o dirigente do Semae, Ivan Rodrigues, o cronograma de obras prevê o prazo de 30 dias para o término desta obra, que inclui ainda a reforma e impermeabilização dos tanques de acumulação do reservatório baixo que será realizada por empresa especializada.

Para Rodrigues, a finalização das obras permitirá melhorias à comunidade, pois a nova adutora tem dupla função que além de abastecer e beneficiar a região central, ela ainda garantirá futuramente o abastecimento e o crescimento na região do Bairro Bom Jesus. “O avanço na rede municipalizada de água, é sinal de que o município está crescendo e precisa do serviço dimensionado para atender a demanda”, explica. Para conclusão desse projeto, o recurso ainda prevê finalização de obras na casa de bombas do Rio Pardinho e captação de água junto ao Arroio Andreas.