04 NOV 2015
Trio Mais Bela Negra recebe traje oficial

Trajes foram apresentados no gabinete da prefeita Rosane Petry, na manhã desta terça-feira, dia 3

No mês em que se celebra a Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apresentou na manhã desta terça-feira, dia 4, a corte da Mais Bela Negra com trajes oficiais. O trio composto por Estefani Silva e pelas princesas Vanessa Mendes e Andressa Silva, eleito no concurso realizado em fevereiro deste ano, foi recebido no gabinete da prefeita municipal, Rosane Petry (PP) e contou com a presença do vice-prefeito, Loreno Nyland e dos secretários municipais.

Os vestidos foram desenhados pela designer de modas, a vera-cruzense Victória Theisen. Além dos trajes de soberanas, o trio poderá desfilar também os vestidos de passeio, para ocasiões não oficiais. Conforme Victória, os trajes seguem as linhas de cores e padrões africanos a fim de caracterizar a raça. O titular da pasta, Antonio Woyciekoski destacou a importância de valorizar a raça negra no município. “Pela primeira vez proporcionamos trajes de verdadeiras soberanas ao trio. Esta é apenas uma forma de promover igualdade e ressaltar ainda mais a beleza negra tão presente no nosso município”, declarou.

Além da apresentação dos novos trajes, na oportunidade a Mais Bela Negra, Estefani Silva, convidou as autoridades para o evento que deverá eleger a Mais Bela Negra do Rio Grande do Sul e que acontece no Pavilhão Central da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, no próximo dia sábado, dia 7, a partir das 22 horas, o qual Estefani irá representar o município. Para Estefani, o principal objetivo como soberana é promover a igualdade entre todos, conscientizar quanto à inserção do negro na sociedade e valorizar a cultura afro.

A Semana da Consciência Negra, será realizada nas escolas da rede pública de ensino entre os dias 13 e 20 de novembro. Neste ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o trio participará das ações por meio de explanações nas salas de aula sobre aspectos da cultura afrodescendente. Para a secretária municipal de Educação, Cristina Rabuske, as diversas atividades envolvendo as escolas, objetivam, sobretudo, repensar o modo como estão sendo estabelecidas as relações de diversidade no município. “Precisamos incentivar o conhecimento histórico da diversidade cultural no nosso município e construir políticas públicas permanentes de promoção da igualdade racial”, explica.