01 DEZ 2015
Festival premia talentos regionais

Em sua décima edição, Festival Canta Vera Cruz teve a presença de 30 musicistas divididos em cinco categorias

A diversidade dos sons, acordes e vozes atraiu a comunidade vera-cruzense e região ao X Festival Canta Vera Cruz. O Clube Vera Cruz serviu de palco para as performances na última sexta-feira, dia 27, quando intérpretes e bandas colocaram o talento à prova diante do público e do júri atento. A festa da canção promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo teve a presença de 30 musicistas divididos em cinco categorias. Houve premiação para o primeiro lugar acrescido de troféu e certificado.

Na modalidade juvenil de 10 a 17 anos, a vencedora foi a santa-cruzense Jahel Maciel. Na categoria adulto interpretação, o tradicionalista Ismael Felipe Brandt, levou a melhor. Houve disputa na divisão adulto gospel que premiou Vanessa Pontel, de Santa Cruz do Sul com a primeira colocação, seguida da categoria profissional que concedeu a Lucimara Silva o primeiro lugar. Entre os conjuntos, a banda Por mais de Ti mesclou integrantes de Venâncio Aires e Santa Cruz e venceu a categoria.

O Canta Vera Cruz se consolida como um dos mais expressivos festivais de música dos vales, tendo a massiva participação de intérpretes em harmonia com o público presente.Conforme o secretário municipal de Cultura e Turismo, Antonio Woycikoski, o evento este ano superou o número de inscrições e de público prestigiante, tendo um avanço em estrutura e qualidade de sonorização mesmo com os recursos reduzidos pela metade, em relação às edições anteriores.

Uma das surpresas nesta edição do festival foi o show de intervalo. O músico Victor Teixeira Wichman fez um miniworkshop de canto e interpretação para uma platéia atenta e interessada, mesmo depois de 30 interpretações. A apresentação foi do integrante do Coral Municipal Martinho Schuh. Na abertura do evento Gerusa Bittencourt, vencedora em 2014  do IX Canta Vera Cruz, na categoria profissional, fez uma apresentação especial. O resultado final foi definido pelos cinco jurados: o músico Victor Wichmann, os maestros Carlos Procat e Carmo Gregory, a coralista Odessy Schmitz e o produtor musical Daniel Schwengber.

Destaque instrumental

O evento musical lançou na edição anterior o prêmio Destaque Instrumental. O músico escolhido foi o baixista David Rafael dos Santos, da Banda Milagres, contemplado pela segunda vez consecutiva com o prêmio de R$ 300,00. Embora o concurso tenha o intuito de revelar os talentos vocais da região e tenha penetração em nível estadual, a organização do certame julgou importante valorizar o trabalho instrumental. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pretende manter a premiação para as próximas edições.

Festival premia talentos regionais