08 ABR 2016
Curso aborda gestão feminina nas propriedades rurais

Desenvolvido pelo Senar, “Com Licença vou à Luta” promove o empreendedorismo e liderança das mulheres do campo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, em parceria com a pasta de Desenvolvimento Rural e com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), iniciou nesta sexta-feira, dia 8, o curso “Com Licença vou à Luta”. O programa é desenvolvido especialmente para mulheres do campo e oferece noções de gestão com conteúdo específico de desenvolvimento humano, com o objetivo de ajudar as mulheres a melhorarem a administração das propriedades rurais.

O curso é ministrado pela instrutora do Senar, Adriana Thiessen, e terá carga horária de 40 horas. Conforme Adriana, a abordagem técnica orienta sobre empreendedorismo, gestão financeira, planejamento de negócios, legislação trabalhista, previdenciária, ambiental e sanitária, além de técnicas de liderança. “Seja como chefe de família ou auxiliadora, o objetivo é transformar a participação feminina em fator decisivo para o sucesso da empresa rural”, explicou. Após a conclusão do curso, as participantes receberão certificado.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Lucimeri Eisenhardt, é importante que as mulheres se envolvam no processo produtivo e na gestão de empreendimentos, pois grande parte das mulheres é responsável pela unidade familiar. “Apesar dos preconceitos, a presença do trabalho feminino nas propriedades rurais é realidade, porém ainda carente de qualificação”, salientou Lucimeri. Ainda estão previstos para a próxima semana, os cursos de Artesanato de Reciclagem, Plantas Medicinais, Inclusão Digital e Artesanato de Porongo, voltados para os usuários da Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Todos em parceria com o Senar e disponibilizados de forma gratuita.