18 MAI 2016
Combate ao abuso sexual infantil é lembrado em Vera Cruz

Ação ocorreu na manhã desta quarta-feira, na Praça José Bonifácio e envolveu estudantes através de apresentações, teatro e dinâmicas

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado sempre em 18 de maio. Todos os anos os serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) mobilizam a comunidade com o intuito de conscientizar sobre a importância do tema. A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Praça José Bonifácio e envolveu estudantes através de apresentações, teatro e dinâmicas. O evento teve como apoiadores o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretarias de Cultura e de Educação, Interact e Grupo Arauto de Comunicação.

Conforme a coordenadora do Creas, Claudia Zacouteguy, a melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. Para isso, é necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas de educação, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor. “Percebemos o resultado da campanha através das denúncias e procura das famílias nos serviços de proteção”, salientou.

Alunas da Escola Vera Cruz apresentaram um trabalho de pesquisa da disciplina de Seminário Integrado, feito em 2015. A pesquisa cujo tema foi Abuso Infantil na cidade de Vera Cruz, revelou o aumento de denúncias no município, de 6,11% em 2010 para 15,27% em 2014, conforme informações da Polícia Civil local. “O objetivo é passar o conhecimento sobre a agressão sexual, tendo em vista seu significado e diferentes causas, além de proporcionar por meio de investigações, o quão presente está na sociedade a violência sexual”, explicou a aluna Alexandra Daiane da Silva.

O teatro mudo, apresentando também por alunos da Escola Vera Cruz, comoveu o público prestigiante com a encenação das fases e consequências do abuso sexual. Na sequência, alunos da Escola Municipal João Carlos Rech fizeram uma apresentação com cartazes e leitura de textos e as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, cantaram a música Carinho de Verdade. O adolescente Daniel Oliveira realizou pintura em grafitte e o Interact, pintura em rostos. Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados ao Conselho Tutelar ou Delegacias Especializadas. Também existe o Disque Denúncia Nacional, número 100.