09 JUL 2015
Parque de Máquinas: obras vão começar

Com recurso aprovado pelo Badesul, construção iniciará em até dois meses. O complexo será no Bairro Arco Íris

O projeto do Parque de Máquinas vai se tornar concreto. A obra será possível graças ao financiamento de R$ 2 milhões aprovado pelo Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul), com a contrapartida de R$ 500 mil do Município. Na prática, o maquinário será transferido do pátio da Prefeitura. As obras devem iniciar em até 60 dias e o prazo de entrega é de seis meses. A parceria com o Estado foi chancelada nesta quarta-feira, dia 8, em cerimônia no Palácio Piratini.

O complexo de máquinas será construído no Bairro Arco Íris, num pavilhão de 4.394,19 metros quadrados. Haverá 100 vagas para melhor comportar os veículos, permitindo a centralização de todos os carros, máquinas e ambulâncias em local fechado, com guarita e mais segurança. Também diminuirá a dispersão de poeira no Centro e o tráfego do maquinário pesado por ruas do perímetro urbano – o que danifica as condições do calçamento.

A agência financiadora disponibilizou para os municípios do Rio Grande do Sul aproximadamente R$ 18 milhões para 16 municípios – o que atende 180 mil pessoas. Na presença do governador José Ivo Sartori, a prefeita Rosane Petry (PP) falou da importância do projeto e reforçou que a ação integra um plano estratégico. “O objetivo é construirmos, no futuro, um Centro Administrativo. Mas, para isso, era preciso espaço. Com o Parque de Máquinas cuidaremos melhor do bem público e, agora, será possível vislumbrar um prédio mais moderno para Prefeitura.

A líder do Executivo esteve acompanhada do líder de governo, Dalvo Pedro Wink (PMDB) e do secretário de Esportes e presidente do PMDB em Vera Cruz, Luiz Carlos Rech. O vereador elogiou a visão do Estado em cooperar neste processo e da participação efetiva do Legislativo. Rech, por sua vez, disse que o partido fica satisfeito em contribuir, sendo porta-voz da demanda local. “A boa técnica e a boa política caminham juntas. Na esfera pública, uma dinâmica não sobrevive sem a outra”, enfatiza.

Centro Administrativo na mira

Após a desocupação do terreno, a meta é construir um novo Centro Administrativo. A nova sede irá gerar uma série de benefícios, como a economia de R$ 15,5 mil por mês, utilizados para pagamento de aluguéis, visto que todas as secretarias estarão unidas no mesmo local. Além disso, o complexo irá facilitar a acessibilidade da comunidade em geral, que terão os serviços administrativos compilados no mesmo lugar.