07 JUL 2015
Cultivo de horta auxilia na saúde mental

Atividade envolveu os pacientes do CAPS no cultivo de plantas medicinais e aproveitamento de espaços

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Vera Cruz está realizando uma série de ações a fim de auxiliar o cultivo de hortas e aproveitamento de espaços. Nesta segunda-feira, dia 6, a ação foi realizada no Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), onde com o auxílio técnico, os usuários criaram uma horta em forma de relógio para o cultivo de diversas espécies de plantas medicinais.

O trabalho é fundamentado na utilização de material reciclado, compostagem, cultivo de plantas medicinais sem nenhum tipo de processo químico. Conforme o técnico agrícola, Jéferson Klunk, o intuito é desenvolver oficinas com os usuários a partir de formação inicial, mas no decorrer do processo, que os pacientes cultivem a horta com as próprias mãos. “Além de ser uma forma de ocupação, eles que irão colocar a mão na massa. É uma forma de valorização do trabalho deles”, explica Klunk.

A psicóloga do Caps, Ana Paula Schafer, enfatiza que a atividade tem efeito terapêutico, sendo essa, uma forma de interação com a comunidade. “A utilização de chás e plantas medicinais é muito presente na vida dos pacientes. E a durante esse processo de cultivo, os familiares e a comunidade em geral também poderão ter acesso às plantas”, disse. Além desta atividade, nesta sexta-feira, dia 8, a Escola Municipal Cândido Pritsch receberá 100 mudas de árvores nativas que serão cultivadas pelos próprios alunos. A ação acontece em parceria com Secretaria Municipal de Educação.