19 ABR 2017
Combate à dengue terá novas visitas domiciliares

O combate ao Aedes aegypti volta a ganhar reforço em Vera Cruz. As agentes comunitárias de saúde da área urbana irão orientar a população a eliminar criadouros do mosquito nas residências. A espécie é responsável por transmitir doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O assunto foi abordado durante encontro realizado na última quarta-feira (12), na Estratégia de Saúde da Família – ESF do Bairro Arco-Íris.

Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, veterinário André de Mello Sant’Anna, as agentes vão incentivar os moradores a vistoriar o pátio e o domicílio em busca de locais ou objetos que possam acumular água e se tornar um criadouro de mosquitos. “Desta forma os diferentes setores e profissionais da secretaria de saúde trabalham em sintonia para combater o mosquito. Os agentes de combate a endemias também realizam visitas domiciliares onde não há agentes comunitárias de saúde e fazem coletas de amostras de larvas de mosquitos”, explica Sant’Anna.

O monitoramento é um trabalho constante e o município possui um laboratório entomológico próprio para a identificação das amostras. O último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) realizado pelos agentes de combate a endemias, indicou que em Vera Cruz, atualmente, não existe o mosquito. “Porém é muito importante que a população continue eliminando os focos de água parada para que esta espécie não se instale em Vera Cruz, tornando o município infestado”, alerta o veterinário.

A Secretária Municipal de Saúde, Eliana Giehl, lembra que cidades próximas, como Santa Cruz do Sul, já é considerada infestada pelo Aedes aegypti. “Isso serve de alerta para Vera Cruz. Precisamos manter nosso município livre do mosquito. E esse é um trabalho de todos. Os agentes orientam e monitoram, mas a população pode e deve contribuir de forma consciente”, enaltece a titular da pasta. Para complementar o trabalho das agentes de saúde os agentes de endemias, que receberam capacitação recente em Porto Alegre, irão acompanhar visitas domiciliares nos próximos dias para orientar as vistorias.