01 NOV 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Mais de 400 residências recebem chuveiros econômicos

Com o intuito de aliviar as despesas de energia elétrica para as famílias de baixa renda, a Concessionária de Energia RGE, lançou um projeto que visa a instalação de 420 trocadores de calor nas residências de Vera Cruz. O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, busca reduzir o impacto dos chuveiros elétricos nas contas de energia, uma vez que esses aparelhos representam cerca de 35% do custo total.

O Prefeito Gilson Becker, destacou a importância dessa iniciativa ao afirmar: "Essa ação da RGE é um passo importante para ajudar as famílias de baixa renda a reduzirem seus gastos com energia elétrica, aliviando o orçamento doméstico. Pedimos que as famílias selecionadas, recebam as equipes que estão atuando no município".

Por meio da utilização dos chamados "chuveiros inteligentes", a RGE, uma distribuidora do Grupo CPFL, estima que as famílias beneficiadas economizarão cerca de 188,9 MWh por ano e terão uma redução de demanda de 58,4 kW. Isso se traduz em uma economia anual de aproximadamente R$ 1,6 milhão nas contas de energia.

“Com apoio da Prefeitura de Vera Cruz, estamos realizando a instalação dos trocadores de calor e dos chuveiros, um projeto inovador que vai reduzir significativamente os custos com a energia, o que, por sua vez, resulta em uma melhoria financeira significativa para as famílias de baixa renda. Essa ação é um exemplo do nosso compromisso em promover eficiência energética e melhorar a qualidade de vida das comunidades que atendemos.”, destacou o Consultor de Negócios da RGE no Vale do Rio Pardo, Eduardo Döring.
Os trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, são dispositivos que podem economizar até 50% na conta de energia, principalmente durante o horário de pico, quando os chuveiros são mais usados. Além disso, esses chuveiros também contribuem para a conservação da água, economizando em média 15 mil litros por ano.

A instalação dos trocadores de calor envolve a substituição dos chuveiros tradicionais por sistemas inteligentes de aquecimento de água. Durante o banho, a água da caixa d'água ou da rede é encaminhada por conexões especiais até uma plataforma e passa através do trocador de calor, aproveitando o calor já presente na água do banho. Isso requer menos energia para atingir a temperatura desejada. Além disso, o sistema é equipado com uma resistência blindada e possui uma plataforma de aço inoxidável, o que aumenta sua durabilidade.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC