02 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Governo Federal reconhece Situação de Emergência em Vera Cruz após temporal de granizo
O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Vera Cruz, após o temporal de granizo que atingiu o município em 12 de julho de 2023. O fenômeno durou menos de 15 minutos, mas deixou um rastro de destruição, afetando cerca de 10 mil vera-cruzenses e deixando mais de 60 pessoas feridas. Os prejuízos causados pelo desastre foram estimados em mais de R$ 6 milhões.

Logo após o evento, a Prefeitura mobilizou-se para prestar auxílio às famílias afetadas. Diante da urgência e da necessidade, o Município de Vera Cruz precisou utilizar mais de R$ 180 mil em recursos emergenciais para aquisição de lonas e auxiliar no atendimento aos atingidos. Além disso, foram recebidos R$ 50 mil em doações de empresas e da comunidade, que foram empregados na aquisição de lonas, telhas, fita asfáltica e outros materiais para cobrir as casas danificadas pelo granizo.

Após 20 dias do incidente, a Prefeitura já realizou a entrega de mais de 3 mil telhas de fibrocimento, beneficiando mais de 200 famílias, porém muitas ainda seguem utilizando lonas. Com o reconhecimento oficial por parte dos Governos Federal e Estadual, o município espera obter sucesso na busca de recursos para ampliar o atendimento às pessoas e garantir a recuperação adequada das estruturas danificadas.

“O reconhecimento da situação de emergência é de suma importância, pois através dele poderemos pleitear recursos junto ao Estado e ao Governo Federal para continuarmos levando solidariedade às famílias. Além disso, o reconhecimento abre portas para a busca de outros auxílios, como a liberação do FGTS para as regiões mais afetadas”, antecipa o Prefeito Gilson Becker, que também é responsável por coordenar a Defesa Civil Municipal.
Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC