04 OUT 2023
Avaliação aponta avanço dos indicadores de Saúde em Vera Cruz
Vera Cruz tem muito a comemorar quando se trata do desempenho da Atenção Primária em Saúde. Segundo dados divulgados hoje pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), o município tem apresentado uma notável evolução nos indicadores de saúde nos últimos anos.
Em 2021, os indicadores em saúde de Vera Cruz registraram um índice de 5,93. Já neste segundo quadrimestre de 2023, uma notícia positiva que marca a contínua evolução da saúde: o município atingiu o índice de 9,28. Esse aumento reflete o compromisso das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (eSF/eAP) em melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Os indicadores de saúde são avaliados a cada quatro meses, e a média ponderada dos resultados gera um "indicador sintético final". Esses números têm um papel crucial no Programa Previne Brasil, que define os valores de repasse de recursos do Governo Federal aos municípios com base em avaliações periódicas. O valor a ser repassado está diretamente relacionado ao desempenho no conjunto de indicadores monitorados e avaliados pelas equipes de saúde.
Neste ano, as avaliações abrangem várias áreas-chave da saúde, incluindo Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas, como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Esse foco em diversas áreas da saúde demonstra o comprometimento de Vera Cruz em fornecer um atendimento abrangente e de qualidade a seus cidadãos.
O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, comentou sobre esses resultados positivos: “Estamos muito satisfeitos com os avanços conquistados. Isso é resultado de um trabalho conjunto de nossas equipes de saúde, que têm se dedicado incansavelmente a melhorar a qualidade de vida de nossa população. Vamos continuar investindo em saúde e promovendo o bem-estar de todos os vera-cruzenses.”
Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC