04 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
Inscrições para Curso sobre Gestão e Empreendedorismo Rural estão abertas
Instituto Crescer Legal em parceria com a prefeitura, oferece formação para jovens do meio rural através da Lei de Aprendizagem

O Instituto Crescer Legal, pioneiro no Brasil ao oferecer formação em empreendedorismo e gestão para jovens do meio rural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vera Cruz, está com inscrições abertas para as novas turmas em 2024. Além de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, outras quatro cidades foram selecionadas para receber esse valioso programa de educação: Agudo, Gramado Xavier, Novo Cabrais e São Lourenço do Sul.

Cada turma do curso terá disponibilidade de 20 a 24 vagas, e as aulas estão programadas para acontecer de março a dezembro de 2024. As atividades serão realizadas no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira, com uma carga horária total de 800 horas, proporcionando aos participantes uma experiência significativa de aprendizado.

Os jovens que se inscreverem no curso receberão remuneração de acordo com a Lei da Aprendizagem, proporcional às 20 horas semanais dedicadas ao curso. Além disso, serão oferecidos uniformes, material didático, transporte escolar e alimentação, conforme necessário. Ao término do programa, todos os participantes receberão uma certificação reconhecida.

“Parcerias como está, que possibilitam que nossos jovens do campo tenham a oportunidade de se qualificar e prosperar em suas comunidades de origem e ainda serem remunerados por isso, são motivo de grande alegria para gente. O êxodo rural, é uma pauta constante, mas acreditamos que a educação e a capacitação são as chaves para mudar essa realidade. À medida que esses jovens adquirem habilidades empreendedoras e de gestão, eles contribuem não apenas para suas próprias vidas, mas também para a expansão dos lucros na atividade rural de Vera Cruz.”, destacou o Prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker.

Podem se inscrever no programa, meninos e meninas com idades entre 14 e 17 anos, que estejam cursando o ensino regular a partir do 5º ano do Ensino Fundamental e que sejam oriundos de famílias de produtores e trabalhadores rurais, especialmente aqueles ligados à produção de tabaco, e que residam nas localidades abrangidas.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de outubro e podem ser realizadas através do link: https://bit.ly/3SgGdeu. Para se inscrever, os jovens precisarão providenciar os seguintes documentos:

• - Fotos da Carteira de Identidade (RG) frente e verso.
  • - CPF.
  • - Carteira de Trabalho (caso seja a versão digital, é necessário apresentar um "print" da tela).
  • - Comprovante de residência com CEP.
  • - Título de eleitor (se aplicável).
  • - Uma foto pessoal.
  • - Números dos documentos dos responsáveis legais (RG e CPF).
  • - Uma redação escrita à próprio punho, com no mínimo 10 linhas, relatando sobre o dia a dia, as pessoas com quem convivem, dificuldades, planos, entre outros aspectos pessoais.

O curso de Gestão Rural e Empreendedorismo oferece uma abordagem completa, com atividades teóricas e práticas conduzidas por educadores sociais do Instituto Crescer Legal. O currículo inclui análise detalhada das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudo dos arranjos produtivos locais, mapeamento de parcerias locais e alianças estratégicas, desenvolvimento de trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade, bem como a criação e estudo de viabilidade de um produto de gestão e empreendedorismo. É importante destacar que todas as atividades são realizadas no âmbito do curso, sem prática nas empresas contratantes dos aprendizes.

As turmas de 2024, abrangerão diversas localidades em Vera Cruz, incluindo Linha Henrique D’Ávila, Linha 2 de Dezembro, Linha Fundinho, Linha Mato Alto, Mato Alto, Linha Tapera e Coxilha do Mandelli. As aulas ocorrerão na EMEF Jacob Blész.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC