Antes do segundo domingo de maio, quando é comemorado o Dia das Mães, os servidores públicos municipais de Vera Cruz tradicionalmente recebem a primeira parcela do décimo terceiro salário. O pagamento da metade da chamada gratificação natalina de 2023 ficará na casa dos R$ 1.612.000,00 e contempla de 1.179 colaboradores do Executivo e Legislativo, entre ativos, inativos e pensionistas.

Segundo dados da Secretaria de Planejamento e Finanças, a antecipação do valor auxilia no fechamento das contas no fim de cada ano, uma vez que no segundo semestre a arrecadação é menor. O depósito também atende o que prevê o estatuto dos servidores, que estabelece o pagamento do 13º salário em duas parcelas, a primeira entre maio e novembro e a segunda até 20 dezembro.

“É uma medida adotada já há muitos anos, por vários municípios e órgãos públicos, e Vera Cruz mantém essa tradição, como forma também de valorizar o funcionalismo, em especial as mães, e movimentar o comércio local nessa importante data”, projeta o Prefeito Gilson Becker. O valor depositado corresponde a 5/12 avos do 13o anual, sem a deduções de INSS e IR, que são descontados na segunda parcela.

Autor: Josiléri Linke Cidade