17 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
Prefeito Gilson Becker lança o programa Arboriza Vera Cruz

Na manhã desta terça-feira, 17, ocorreu o lançamento oficial do Programa Arboriza Vera Cruz. A iniciativa, que já vinha sendo planejada, tem como objetivo promover a arborização urbana no município, visando benefícios ambientais e a qualidade de vida da população.

Com base em estudos da EMATER/RS - ASCAR, que indicam que os meses de junho e julho são propícios para o plantio na região do Rio Grande do Sul, o programa é estrategicamente lançado no mês de maio. Em parceria com a concessionária de energia RGE Sul, mais de 300 mudas serão disponibilizadas inicialmente, como forma de incentivar a participação da comunidade.

O prefeito Gilson Becker, que também é gestor ambiental, ressaltou que o programa não se trata apenas de uma ação de sua gestão, mas de um legado para as futuras gerações. Ele enfatizou que o sucesso do programa depende do apoio e do engajamento de toda a comunidade.

O lançamento contou com a presença de Eduardo Doring, Consultor de Negócios e de Relacionamento com o Poder Público da RGE/CPFL Energia, membros da diretoria da ACISA, vereadores e a imprensa local. Os presentes acompanharam o plantio de árvores na calçada da prefeitura, simbolizando o início da campanha.

A arborização urbana desempenha um papel fundamental na melhoria do meio ambiente e na qualidade de vida dos cidadãos. Além de proporcionar sombra e embelezar a paisagem, as árvores contribuem para a redução da poluição do ar, controle da temperatura, conservação do solo e abrigo para a fauna local.

Com o Programa Arboriza Vera Cruz, a prefeitura busca incentivar a participação da comunidade no plantio de árvores em calçadas, praças e áreas verdes do município. A ação visa envolver os moradores na preservação ambiental e na construção de uma cidade mais sustentável, além de promover a escolha de árvores com sistemas radiculares não agressivos e que não prejudiquem a rede de energia é fundamental para evitar problemas futuros.

Algumas das espécies recomendadas para o plantio no âmbito do programa Arboriza Vera Cruz são a Cerejeira Vermelha, a Quaresmeira, a Pata-de-vaca e o Ipê-Amarelo. Essas árvores possuem características favoráveis para o ambiente urbano e são conhecidas por sua beleza e benefícios ambientais.

Os interessados em participar do programa poderão obter mais informações junto ao DEMA e na Prefeitura de Vera Cruz. Através do engajamento coletivo, o programa pretende promover uma transformação positiva no ambiente urbano, promovendo benefícios a longo prazo para toda a população.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC