08 JAN 2019
ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Corte nas diárias resulta em economia de 31,5% desde 2016

Em março de 2017, logo após assumir, o Prefeito de Vera Cruz Guido Hoff tomou uma medida rigorosa para reduzir os gastos com diárias. Em 2016 haviam sido pagos R$ 252.966,00 em diárias. O decreto nº 5.484, de março de 2017, que restringiu os gastos, no entanto, não foi suficiente. O Chefe do Executivo então resolveu diminuir o valor pago para viagens com trajeto e período menores, pela Lei nº 4.568, aprovada em setembro do mesmo ano pela Câmara. Ainda assim, em 2017 foram gastos R$ 248.437,12.

Os cortes refletiram com mais intensidade no ano passado, quando foram pagos somente R$ 173.254,00 em diárias. O Município terminou o ano de 2018 com uma redução no gasto com diárias de 31,5%, entre janeiro e dezembro, na comparação com o total pago em 2016. Apesar do gasto em 2017, na comparação entre o mês de março, quando foi decretada a contenção, e o mês de dezembro daquele ano, a redução já chegava a 94,39%. Em dezembro haviam sido pagos apenas R$ 2.072,00, contra R$ 36.818,00 de março de 2017.

Tem direito a diária, o servidor que viaja para fora do município e permanece por mais de quatro horas, no turno da manhã ou da tarde. Quando esse período é excedido são pagos R$ 45,00, para deslocamentos inferiores a 100 quilômetros, e R$ 90,00 para percursos maiores, conforme Lei nº 4.568, que regulamenta as Diárias Sem Pernoite (DSPs).

As diárias pagas no mês de dezembro do último ano estão disponíveis no portal do Município na internet, www.veracruz.rs.gov.br, e no quadro de atos oficiais da Prefeitura. Nos documentos anexos também é possível conferir o nome do servidor público, a função, o valor recebido e o motivo da viagem que originou o gasto.

PGTOS DEZEMBRO DIÁRIAS NORMAIS.pdf

PGTOS DEZEMBRO ADIANTAMENTOS SERVIDORES.pdf