05 MAI 2015
CRAS de V. Cruz completa cinco anos

Capacitação interna alusiva aos cinco anos, traçou estratégias de desenvolvimento do serviço na comunidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, realizou na última semana, capacitação interna para os funcionários da Centro de Referência da Assistência Social (CRAS/Cearca) em comemoração aos cinco anos do serviço no município. O momento foi promovido com o intuito de orientar os colaboradores, referente ao conceito do serviço dentro da comunidade e desta forma otimizar o desenvolvimento do trabalho que abrange atendimento aos bairros Boa Vista, Arco Íris, São Francisco e Cipriano.

A equipe de seis colaboradoras, é formada por assistente social, psicóloga, pedagoga, auxiliar administrativa, oficineira e de serviços gerais. Na ocasião, as orientações foram ministradas pela Assistente Social, Ângela Isabel Heck, de Santa Cruz do Sul que abordou temas como a construção conjunta do serviço em meio a comunidade, formas de avaliação efetiva dos atendimentos e maneiras de inserção das pessoas que apresentam vulnerabilidade social por meio de campanhas, eventos e busca ativa através de visitas domiciliares.

Para a coordenadora do CRAS, Ângela Knod, o momento de capacitação favoreceu um melhor entendimento dos objetivos e trabalhos no CRAS. “Atividades internas dessa amplitude, são primordiais para que todos os que compõem a equipe, estejam com seus olhares atentos nas famílias”, comentou. “Diante da relevância do serviço perante a comunidade, temos que seguir na busca incessante por conhecimento, inovação e estratégias de trabalho.  Capacitar o profissional, é proporcionar qualidade de atendimento”, completou a secretária de Desenvolvimento Social, Lucimeri Eisenhardt.

As pessoas que procuram ou são encaminhadas ao serviço, passam por acolhimento feito pela equipe técnica, onde conforme seus interesses e necessidades, podem vir a participar dos grupos, oficinas ou acompanhamento da Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O CRAS também oferece o Grupo de Mulheres, onde participam cerca de 20 mulheres todas as segundas-feiras. Há também o Grupo de Pessoas com Deficiência nas sextas-feiras e o encontro mensal de idosos que reúne cerca de 30 pessoas, além do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, que ocorre diariamente, das 8 às 11 horas e atende cerca de 15 crianças e adolescentes.