18 SET 2023
ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Vera Cruz cresce mais de 11% no Índice de Participação dos Municípios

Conforme dados divulgados pela Secretaria da Fazenda Estadual e pela Receita Estadual o Índice de Participação do Município (IPM) de Vera Cruz para o exercício de 2024, registrou um crescimento de 11,28% em relação ao ano anterior.
Em números concretos, o IPM apurado em 2023 foi de 0,152253, enquanto o IPM provisório para 2024, alcançou o valor de 0,169422. O índice determina os repasses financeiros que o município tem direito na sua cota-parte do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) realizado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, ao longo do ano de 2024.
De acordo com o Secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Leandro Claur Wagner, esse aumento no IPM é resultado do esforço coletivo e integrado para atração de novos negócios. “O crescimento do IPM de Vera Cruz se deve a diversos fatores e crescimento contínuo dos setores primário, secundário e de serviços, mas principalmente a operação de novas empresas geradoras de Valor Adicionado atuando no município. Temos mantido o crescimento, saindo da casa dos R$ 200 milhões para a casa dos R$ 600 milhões em 6 anos, o que impacta de forma direta no índice”.

Nota do Imers
Além do crescimento econômico, Vera Cruz também se destacou no cenário educacional. O Estado divulgou o Índice Municipal da Educação do RS (Imers), um indicador crucial para a inclusão da educação como critério na distribuição do ICMS. O Imers é construído a partir da avaliação das habilidades em Português e Matemática de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas disciplinas de Português e Matemática, bem como a taxa de aprovação em todos os anos.
Com um índice de 59.89, Vera Cruz superou a média geral do Imers, que fechou em 57,19. Esse resultado é fundamental, pois servirá como base para a distribuição dos recursos do ICMS entre os 497 municípios gaúchos a partir de 2024, valorizando o compromisso com a qualidade da educação e o desenvolvimento de Vera Cruz.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC