25 MAI 2023
Saúde alcança novamente os melhores índices de avaliação no Vale do Rio Pardo

De acordo com os dados divulgados pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), o município conquistou o índice de 9,1 no primeiro quadrimestre de 2023, resultando no primeiro lugar na região de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), posição ocupada desde o último quadrimestre de 2021. Refletindo o contínuo esforço na promoção de uma saúde de qualidade para a população.

O desempenho da Atenção Primária em Saúde de Vera Cruz tem apresentado uma notável evolução nos últimos anos. Em 2021, no primeiro quadrimestre, os indicadores do município registraram a marca de 5,93. Já em 2022, os esforços empreendidos possibilitaram um salto expressivo para 8,37. E agora, em 2023, os índices atingiram a marca de 9,1.

Os indicadores são avaliados a cada quatro meses, e a média ponderada dos resultados gera um "indicador sintético final", esses números fazem parte do Programa Previne Brasil, que estabelece os valores de repasse de recursos do Governo Federal aos municípios, através dessa avaliação periódica. A definição do valor a ser repassado está diretamente relacionada aos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados pelas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (eSF/eAP). Neste ano, as avaliações abrangem as ações estratégicas de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas, como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.

O Programa Previne Brasil avalia sete indicadores, sendo que os três primeiros dizem respeito à saúde gestacional, o quarto está relacionado ao exame cito patológico (conhecido como exame preventivo) em mulheres, o quinto avalia a cobertura vacinal em crianças menores de um ano de idade, e os dois últimos se referem aos cuidados oferecidos a hipertensos e diabéticos, respectivamente.

Os números alcançados só foram possíveis graças às inúmeras ações realizadas ao longo dos meses em Vera Cruz. Através de mutirões, atividades de educação em saúde e parcerias com a Secretaria de Educação, visando aumentar os índices de vacinação infantil. Além disso, campanhas de conscientização aos usuários, formações com os profissionais, monitoramento dos dados pela Coordenação da Atenção Primária e a retomada de planilhas de controle de Diabéticos e Hipertensos pelas Agentes Comunitárias de Saúde e outras iniciativas foram implementadas, visando aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados.

Mesmo diante das limitações e dos desafios enfrentados por um município de pequeno porte, o empenho para oferecer um atendimento de saúde de excelência à população permeia nossa Gestão. A conquista dos melhores índices de avaliação na Atenção Primária em Saúde no Vale do Rio Pardo, reflete esse comprometimento e demonstra a dedicação de todas as equipes envolvidas nessa importante área”, comemora a Secretária de Saúde, Clair Tornquist.

Os dados completos das avaliações do Programa Previne Brasil, estão disponíveis no site do SISAB e podem ser acessados clicando aqui.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC