23 MAI 2023
Alimentação escolar é destaque nacional
Experiência exitosa foi publicada na Rede Brasileira de Alimentação e Nutrição Escolar

Em um cenário em que a qualidade da alimentação escolar é uma preocupação constante, Vera Cruz, tem se destacado como um exemplo de inovação e apoio à agricultura familiar. Por meio de uma gestão comprometida, a Secretaria Municipal de Educação tem buscado oferecer e proporcionar aos alunos uma merenda de qualidade, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento das agroindústrias locais. As vivências obtidas na alimentação escolar, foram destacadas como uma experiência exitosa pela Rede Brasileira de Alimentação Escolar.

O desafio e a transformação:

Em maio de 2020, com a publicação da Resolução n° 6, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), trouxe o desafio de repensar a aquisição de alimentos por parte dos municípios. A Secretaria de Educação, então, decidiu adequar seus cardápios aos produtos já existentes na agricultura familiar, promovendo inovações e impulsionando o potencial das agroindústrias locais. Com base em um diálogo conjunto com os agricultores, estratégias foram delineadas, direcionamentos foram estabelecidos e um novo horizonte se abriu.

A ampliação e a introdução de novos produtos:

Através de uma chamada pública, a compra de produtos provenientes da agricultura familiar ganhou ainda mais força em Vera Cruz. A frequência de entrega de mercadorias passou a ser semanal, graças à contratação de transporte terceirizado. Além disso, a variedade de alimentos in natura e minimamente processados foi ampliada, atendendo aos anseios de uma alimentação saudável e balanceada.

Um ponto fundamental foi a determinação de valorizar o potencial regional, como o mel, melado e schimier produzidos pela agricultura familiar local, que passaram a ser considerados alimentos regionais doces, proporcionando um cardápio genuíno e sem influências externas.

Outra iniciativa notável foi a ampliação da oferta de refeições nas escolas em período parcial, permitindo uma maior inclusão de panificados nos cardápios. Através dessa mudança, as agroindústrias de panificados puderam inovar, criando produtos especiais sem adição de açúcar, como bolos integrais de frutas, pizzas e pães, que atendem às necessidades alimentares especiais das crianças, como alérgicos, intolerantes, diabéticos e fenilcetonúricos.

As agroindústrias de massa também foram beneficiadas, com a elaboração de massas de panqueca congeladas nos sabores tradicional, cenoura e espinafre, proporcionando uma opção prática e saudável.

Mais sabores, mais opções:

A inclusão de uma seleta de legumes processada trouxe praticidade à elaboração de preparações salgadas, garantindo uma alimentação balanceada e nutritiva. O extrato de tomate industrial foi substituído por molho de tomate, conferindo mais qualidade e sabor às refeições. E as agroindústrias de doces e rapaduras entraram em cena com a elaboração de geleias de frutas sem açúcar e pasta de amendoim, perfeitas para acompanhar o pão nas refeições oferecidas.

A substituição da "mortadela" adquirida via licitação por linguiça suína trouxe um toque de sabor diferenciado, enquanto a noz pecã processada passou a acompanhar as frutas, enriquecendo o valor nutricional das refeições. Os sucos também ganharam uma nova dimensão, com a aquisição de polpas de frutas congeladas e sucos pasteurizados, proporcionando uma ampla variedade de sabores aos alunos.

Resultados e reconhecimento:

Como resultado dessas medidas, Vera Cruz atingiu a marca de 100% de recursos federais utilizados na aquisição de alimentos da agricultura familiar local, complementados por recursos próprios do município. Nos últimos dois anos, mais de 20 novos produtos foram introduzidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar. Atualmente, município é o 7ª colocação no ranking estadual de municípios com o maior número de agroindústrias, representando um crescimento de 85,71% em menos de uma década.

A transformação na alimentação escolar de Vera Cruz é uma história inspiradora de inovação, qualidade e apoio à agricultura familiar. Através de uma gestão comprometida e de parcerias sólidas com os agricultores locais, a cidade conseguiu repensar seus cardápios, introduzir novos produtos e garantir uma alimentação saudável e saborosa para seus alunos.

O compromisso com a excelência na alimentação escolar é uma realidade em Vera Cruz, que entende a importância de nutrir os corpos e mentes das crianças, investindo no futuro e construindo uma comunidade mais saudável e sustentável.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC