Vera Cruz, 13 de novembro de 2025 – Foi oficializado nesta quinta-feira (13) o anúncio sobre a transformação da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião em EMEI Rural, a quarta unidade neste formato no município. Com isso, todas as regiões de Vera Cruz passam a contar com atendimento de Educação Infantil de 0 a 3 anos, ampliando o acesso das famílias a um serviço essencial e próximo de suas residências.
Em paralelo, está prevista a inauguração de outra EMEI Rural, na localidade de Linha Henrique D’Ávila, no início do ano letivo de 2026, após a reforma e adequações no prédio da extinta escola Rosália Schneider.
A mudança integra a proposta de reorganização da rede escolar, desenvolvida com o objetivo de otimizar recursos públicos, aperfeiçoar a organização pedagógica e ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil. A iniciativa envolve as escolas EMEF São Sebastião e EMEF José Bonifácio.
Atualmente, a EMEF São Sebastião atende 44 alunos em turmas multisseriadas. Já a EMEF José Bonifácio possui 162 matrículas, número suficiente para absorver os estudantes, garantindo a continuidade dos estudos em uma estrutura mais ampla, adequada e com turmas organizadas por ano escolar. Com a nucleação, todo o Ensino Fundamental será unificado na José Bonifácio.
Como parte do processo de diálogo com a comunidade, foi realizada no dia 6 de outubro, no Clube Nacional de Ponte Andréas, uma Assembleia para apresentação da proposta. As famílias se manifestaram de forma favorável à criação da EMEI, reconhecendo o impacto positivo da iniciativa para o desenvolvimento educacional da região.
A nova EMEI Rural São Sebastião terá capacidade inicial para 47 crianças, distribuídas em três turmas multietárias: uma turma de Berçário e duas turmas de Níveis. Entretanto, a Secretaria de Educação reforça que a organização poderá ser ajustada conforme a necessidade e demanda da comunidade.
A secretária de Educação, Micheli Rech, destaca que a decisão atende a um desejo antigo das famílias localizadas em áreas rurais. “Ampliar a oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos era uma demanda constante da comunidade. A transformação da São Sebastião em EMEI Rural e o início das atividades na EMEI de Linha Henrique D’Ávila representam mais acolhimento, mais oportunidade e mais qualidade na primeira infância. Já estamos recebendo solicitações de transferência de famílias que hoje têm filhos nas EMEIs centrais e desejam estar mais perto de casa”, afirma a secretária, informando que a partir do dia 11 de dezembro, serão abertas as inscrições para novas matrículas, garantindo o acesso das famílias interessadas no atendimento a partir de 2026.
O prefeito Gilson Becker reforça que a medida integra o compromisso de Vera Cruz com a educação integral e o planejamento responsável. “Estamos organizando nossa rede escolar de forma eficiente e cuidadosa, sempre ouvindo as famílias e pensando no bem-estar das crianças. Com as novas EMEIs Rurais, conseguimos ampliar o atendimento na Educação Infantil, aproximar os serviços da comunidade e garantir melhores condições pedagógicas e estruturais para nossos alunos.”
Roberta Döring
Assessora de Imprensa - Prefeitura de Vera Cruz
(51) 99755-1065
Autor: Roberta Döring - Assessoria de Imprensa Prefeitura de Vera Cruz