28 MAR 2023
Saúde implementa novo fluxo de atendimento fisioterapêutico

Com o objetivo de melhorar os fluxos e reduzir as filas de espera, a Secretaria Municipal de Saúde está implementando um novo fluxo para dispensação das sessões de fisioterapia.

As sessões que até o mês de março estavam sendo dispensadas no primeiro dia de cada mês, junto ao antigo Necrotério Municipal do Centro e nas unidades de saúde do município, geravam grandes filas de espera para acessar o serviço. “Desde o início de nossa Gestão, vinhamos avaliando junto a Saúde um novo modelo para a dispensação das fisioterapias. Um modelo mais humanizado e eficiente”, afirma o Prefeito Gilson Becker.

Com as alterações os pacientes encaminhados para fisioterapia, não necessitarão mais aguardar até o primeiro dia útil de cada mês. Imediatamente, após o encaminhamento ao serviço de reabilitação física, receberão a autorização para a realização de uma avaliação junto ao Fisioterapeuta, que construirá o Plano de Tratamento Individual (PTI), e que após autorização da unidade de saúde, poderá proceder com o agendamento diretamente na clínica de fisioterapia.

O serviço que atualmente é terceirizado pelo município, é responsável pela realização de cerca de 875 sessões mensais. A Secretária de Saúde, Clair Tornquist refere que o estudo para ampliação do número de sessões está em andamento. “Queremos ampliar a oferta de sessões de fisioterapia para 1.400 por mês, para que possamos atender mais pacientes”.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC