23 MAR 2023
Garantia de acesso às propriedades é o centro de debate com Sacyr e Governo do Estado
Foto Noticia Principal Grande
Lideranças do Vale do Rio Pardo em audiência com o Secretário Pedro Capeluppi. Foto: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC
O debate envolvendo a empresa Sacyr Concesiones/Rota de Santa Maria, Governo do Estado e os municípios que são lindeiros a RSC-287, tem ganhado força devido à insegurança quanto ao projeto da obra.

Nas últimas semanas, o Prefeito Gilson Becker realizou agendas com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços e Agropecuária (ACISA), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP), Concessionária Sacyr e o próprio Governo do Estado, através do Secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, a fim de ouvir e apresentar soluções viáveis para a situação.

A falta de previsão de acesso às localidades, propriedades rurais, empresariais e comerciais e de passagens conhecidas como ‘passa gado’ e de maquinário agrícola tem gerado apreensão aos proprietários, sendo ausência no contrato firmado entre poder público e concessionária.

O Coordenador do Departamento de Trânsito do Município de Vera Cruz, Leonardo Benvegnú, sustenta que a falta de um Plano de Exploração da Rodovia (PER) atualizado e em desacordo com o Plano Diretor Municipal pode se mostrar um grande problema. “O PER não condiz com a realidade do nosso município, que tem tido um crescimento substancial a cada ano, ele não prevê dispositivos de acessibilidade e mobilidade para as vias secundárias, empresas e propriedades particulares”, refere Benvegnú.

Uma das reivindicações levadas ao Governo do Estado, era a da efetivação do Conselho de Usuários da RSC-287, que acenou positivamente a demanda. O Prefeito de Vera Cruz e Presidente do CISVALE, Gilson Becker referiu que uma nova reunião envolvendo lideranças da região, concessionária e Governo do Estado será realizada em abril.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC