11 ABR 2022
Município terá Agentes Comunitários em toda a extensão territorial
O Executivo Municipal encaminha para a Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (11), projeto de lei para a criação de 15 novos cargos de Agente Comunitário de Saúde – ACSs. Após a apreciação e aprovação do Legislativo, o Município de Vera Cruz poderá abrir processo seletivo para contratação de profissionais e com isso, terá cobertura total do serviço na cidade e no interior.

A necessidade foi verificada após remapeamento das microáreas, processo que está em fase final de execução, em virtude da homologação de três Equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESFs e duas Equipes de Atenção Primária - EAPs, através da Portaria nº 45/2021, do Ministério da Saúde. Atualmente, o município conta com 31 cargos e 29 agentes comunitários em atuação, sempre dentro do local de residência, sendo que 25 deles são concursados.

Para o Prefeito Gilson Becker, o agente é o elo entre a secretaria e a comunidade. “Esse trabalho de prevenção é essencial para a melhoria do serviço. O acompanhamento mais próximo do cidadão possibilita a percepção de situações, ações preventivas, organização e melhora no fluxo dos atendimentos, oferecendo uma maior qualidade de vida para a nossa população”, enfatiza o Chefe do Executivo.

Autor: Josiléri Linke Cidade