24 JUL 2019
ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Prefeitura vai calçar 70% das ruas de chão de batido

O Município de Vera Cruz deve realizar novos e importantes investimentos nos próximos meses. O Prefeito Guido Hoff esteve reunido com integrantes do Legislativo, em duas oportunidades nos últimos dias, para apresentar uma proposta que trará mais qualidade de vida para a população e economia para os cofres públicos. A mais significativa das melhorias é o calçamento de cerca de 70% das ruas de chão batido da cidade.

Conforme o Chefe do Executivo, o projeto depende apenas da aprovação da Câmara Municipal para o start. A proposta foi encaminhada para apreciação dos vereadores na última segunda-feira (22). Assim que ocorrer a votação, o Município irá captar financiamento, a partir de uma linha de crédito oferecida pela Caixa, para aplicar até R$ 8 milhões em três diferentes avanços. A Capital das Gincanas terá 96 meses para pagar o financiamento, com carência de 24 meses e juros de até 12% ano.

O primeiro projeto prevê R$ 4,6 milhões para calçamento de vias urbanas. “Serão beneficiados moradores de mais de 70 quadras onde não há nenhum tipo de calçamento”, adianta o prefeito. Conforme ele, o Município irá preparar a base das ruas para receber a pavimentação, o que diminuirá o custo da licitação e ampliará o número de ruas contempladas, chegando a sete quilômetros de calçamento.

De acordo com o secretário de Planejamento e Finanças, Marcos Ivan Dos Santos, o investimento será compensado, em grande parte, pela contribuição de melhoria dos moradores. A intenção é que os beneficiados possam parcelar o custo da obra em até 120 meses com prestações de no mínimo R$ 50,00, pagas a partir da entrega do calçamento. “Certamente mais da metade do valor aplicado irá retornar para o Município a longo prazo”, esclarece o titular da pasta.

A segunda proposta é a instalação de placas de energia fotovoltaica, o que já havia sido tema de proposição da Câmara. A colocação dos painéis deve atender pontos de alto consumo de luz, como o Parque de Máquinas, Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs, pontos de captação e tratamento de água, entre outros. “O retorno do investimento deve iniciar imediatamente, levando de três a cinco anos para zerar o investimento. Essa economia na conta de luz irá ajudar a pagar o restante do empréstimo”, explica Santos. Hoje, o gasto da prefeitura com energia chega a R$ 250 mil mensais.

Os vereadores também foram informados da intenção de renovar a frota de veículos de pequeno porte, onde serão aplicados outros R$ 400 mil. Serão adquiridos até oito veículos para as Secretarias de Saúde e de Administração e Serviço Municipal de Água e Esgoto – Semae. Com a compra de novos modelos, além de economizar manutenção e combustível, o Município pretende leiloar veículos e arrecadar mais de R$ 130 mil, que serão aplicados em outras demandas.

Ainda segundo o prefeito, com algumas ações implantadas foi possível, além de conter gastos, melhorar a receita, com fiscalização efetiva na arrecadação de impostos, por exemplo. Desta forma, Vera Cruz deve ser o oitavo município do Estado com maior aumento do Valor Adicionado Fiscal – VAF em 2019, o que reflete no retorno do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS. Na prática, isso significa R$ 2 milhões a mais para a Capital das Gincanas em 2020.

Outra questão favorável, é que alguns financiamentos captados pelo Município estão findando, como é o caso dos investimentos contratados para a construção do Parque de Máquinas e a pavimentação da Rua Valentin Rech. Nos oito anos anteriores a atual gestão, entre 2009 e 2016, foram pagos R$ 4,7 milhões em financiamentos. Nos quatro anos em que o prefeito Guido Hoff está à frente do Executivo, o Município deve quitar aproximadamente R$ 9 milhões em empréstimos. Mesmo com a contratação dos R$ 8 milhões, a atual gestão deixa para as duas próximas administrações, entre 2021 e 2028, um total de R$ 8,8 milhões a serem pagos.

“Fizemos inúmeros cálculos e temos plena convicção de que o investimento é possível e, acima de tudo, necessário. Até o fim de 2019 Vera Cruz terá um novo visual. O acesso a cidade pela Kopp já é um canteiro de obras e em breve essas obras vão se espalhar por outros pontos da cidade e do interior. Mérito da equipe de governo, que não mede esforços para fazer o melhor pela população”, festeja o Chefe do Executivo.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social