05 FEV 2015
Microcrédito movimenta R$ 200 mil no comércio local

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Vera Cruz, continua a parceria com o Programa Gaúcho de Microcrédito que proporciona ao pequeno e médio empreendedor a possibilidade de financiamento. Devido às mudanças na administração estadual, as condições para o empréstimo, sofreram alterações. O valor disponível passa a ser de R$ 3 mil, podendo ser parcelado em seis vezes fixas de R$ 508,00. A taxa de juro de 0,41% é reduzida no mercado e visa oferecer aos investidores a possibilidade de expansão.

Para o secretário da pasta, Gilmar Iser, a satisfação latente está em oportunizar aos pequenos e médios empreendedores a possibilidade de crescimento econômico, o que atinge diretamente o setor de economia do município. “A política pública de incentivo, cumpre o objetivo de impulsionar o empreendedorismo local”, enfatiza. O titular da pasta acrescenta ainda, que 34 empresários geraram a movimentação de R$ 200 mil no comércio local em apenas dois meses, desde a implantação do programa no município e que a procura não diminuiu após a alteração no valor disponível.

Na última terça-feira, 3, Iser esteve no estabelecimento da primeira vera-cruzense a receber o incentivo do governo. Maria Aparecida Stalbaum, tinha sociedade há 5 anos, onde realizava reformas e costuras em geral. Através do microcrédito, ela teve a possibilidade de tornar o trabalho independente e mudar-se para um local com maior fluxo de pessoas, o que gerou lucratividade nos negócios. “Cida Atelier era um sonho antigo. A partir do financiamento consegui alavancar o meu empreendimento. A loja agora está no meu nome e o giro econômico só tem aumentado”, declara.

O interessado deve procurar a pasta do serviço público, situado na Rua Claudio Manoel, n°381, ao lado da Padaria Schuch. Após retirar o formulário e entregar toda a documentação necessária, o Município encaminha os conteúdos burocráticos para a agência do Banrisul que faz o estudo de aprovação financeira. A agência Juriti é responsável pela intermediação das negociações, bem como a fiscalização da necessidade do recurso para a viabilidade de negócio. O apoio do microcrédito funciona em Vera Cruz desde outubro do ano passado e para ser efetivado carece da apresentação de um avalista.