29 FEV 2016
Profissionais da saúde recebem capacitação contra Aedes Aegypti

Orientação foi realizada pela Comissão de Enfrentamento ao Aedes Aegypti da 13° Coordenadoria Regional de Saúde

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, o primeiro encontro das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) de 2016 de Vera Cruz. A reunião teve como objetivo aprimorar projetos e traçar novas metas para o decorrer do ano além de trocar experiências das ações focadas na promoção e na prevenção da saúde pública, sobretudo, no combate ao Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Além das 33 ACS, participaram do encontro as representantes do Programa Infância Melhor (PIM), os agentes de combates às endemias, fiscais sanitários, profissionais da vigilância epidemiológica e da Educação. A capacitação foi ministrada pela Comissão de Enfretamento ao Aedes Aegypti, representantes técnicos da 13° Coordenadoria Regional de Saúde. O objetivo é estabelecer uma força-tarefa – composta pelas secretarias da Saúde, Educação, Agricultura, Obras e Meio Ambiente, que adote medidas rotineiras de prevenção e eliminação de focos do mosquito.

As agentes de saúde realizam o mapeamento de suas respectivas áreas, cadastram famílias e identificam indivíduos e famílias expostas a situações de risco, orientando e direcionando ao serviço de atendimento adequado. Da mesma forma, auxiliam nas campanhas e ações institucionais. “Para ter saúde é preciso adotar métodos de qualidade de vida e mudanças de atitudes. O trabalho das agentes é fundamental nesse processo de conscientização de combate ao Aedes Aegypti”, disse o secretário de Saúde, Fábio Jost.