01 JUL 2016
Jovens vera-cruzenses são contratados para curso de Gestão Rural

Curso é uma iniciativa do Instituto Crescer Legal. Duração será de 11 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira

A primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal foi apresentada à comunidade vera-cruzense nesta quinta-feira, 31, em evento promovido pelo Instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Jovens aprendizes, familiares, autoridades locais, parceiros e imprensa estiveram reunidos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, localidade de Vila Progresso.

Composto por 20 jovens aprendizes, o curso "Empreendedorismo em Agricultura Polivalente - Gestão Rural" de Vera Cruz iniciou as atividades no dia 23 de maio, viabilizado com a parceria da prefeitura de Vera Cruz. Os adolescentes possuem contratos como jovens aprendizes e recebem salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). O curso terá duração de 11 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas. Toda a carga horária será cumprida na instituição de aprendizagem.

Orientados pela professora responsável pela turma, Bruna Ferreira Silva, os aprendizes elaboram um teatro que contou a história de uma família de produtores com problemas financeiros. Os filhos do casal iniciam então, o curso com ênfase em Gestão Rural e aprendem a administrar a propriedade. A encenação arrancou risadas do público prestigiante e ao final, ressaltou a importância da busca de conhecimentos no âmbito rural. Para a prefeita municipal Rosane Petry, o curso é uma grande oportunidade para o desenvolvimento rural do município. “É da soma de esforços de todos que construímos uma vida no campo com mais qualidade”, declarou.

Conforme o diretor-presidente do Instituto, Iro Schünke, também presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), a promoção tem por finalidade promover, incentivar e apoiar ações e projetos sociais voltados ao combate do trabalho de crianças e adolescentes no meio rural, sobretudo na cadeia produtiva de tabaco. “Nossa missão é oferecer qualidade de vida no meio rural e mostrar que se pode empreender e se profissionalizar sem sair da propriedade”, enfatizou Schünke. Após as apresentações, os aprendizes apresentaram os trabalhos já desenvolvidos desde o início das atividades.