28 JUN 2016
Programa Crescer Legal apresenta jovens aprendizes à comunidade vera-cruzense

Solenidade apresentará a primeira turma do curso de “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” em atividade no município

A primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal será apresentada à comunidade nesta quinta-feira, 30, em Vera Cruz (RS). O evento, promovido pelo Instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), inicia às 14 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, em Vila Progresso. São esperadas autoridades locais, associados e parceiros do Instituto, familiares dos jovens aprendizes e imprensa. Na ocasião também serão apresentadas as instalações e equipe de educadores do curso, viabilizado com a parceria da prefeitura de Vera Cruz e da 6ª CRE.

Composto por 20 jovens aprendizes, o curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” iniciou as atividades no dia 23 de maio. Os adolescentes foram selecionados entre os produtores rurais da localidade com o auxílio dos orientadores e instrutores das empresas. O curso terá duração de 11 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas. Toda a carga horária será cumprida na instituição de aprendizagem.

No programa das aulas estão atividades como estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Os estudantes também desenvolverão trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade e farão estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos.

Aprendizagem Profissional

Os adolescentes participantes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural possuem contratos como jovens aprendizes e recebem salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção.

Fonte: Instituto Crescer Legal