01 JUL 2016
C-AME é referência na região

Equipe de Estrela visitou as instalações do serviço a fim de criar um estabelecimento semelhante no município

O Centro de Atendimento Municipal Especializado (C-AME), recebeu na última quarta-feira, a visita técnica de representantes da Saúde e da Educação do município de Estrela. O objetivo da visita, foi ter referências sobre o funcionamento do serviço, que tem como missão proporcionar atendimentos para crianças e adolescentes inseridos na rede de atendimento psicossocial do município. A equipe foi recepcionada na Secretaria de Saúde do município e na sequência visitou as instalações do C-AME. Durante os seis anos de atividade, o local já recebeu diversas visitas de municípios do Estado, servindo de modelo para implementação de serviços semelhantes.

Conforme acontece em Vera Cruz, o município de Estrela pretende criar um serviço de atendimento multidisplinar e intersetorial, envolvendo as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, atendendo a demanda infanto-juvenil até os 13 anos. Os adolescentes acima desta idade são atendidos no Centro de Atenção Psicossocial 1 (CAPS) do município.

A equipe de Estrela veio composta pela assistente social Ciane Mezzono, da enfermeira Débora Martins, da psicóloga Mariana Mazzarino e da supervisora da Educação Inclusiva Carolina Vogel. O centro de Atendimento Municipal Especializado proporciona acolhida a crianças e adolescentes do município nas áreas de saúde mental, psicomotricidade, aprendizagem e comunicação. O trabalho se realiza de forma interdisciplinar, em recepções individuais e em grupos, buscando a parceria com a rede municipal de atendimento à infância e adolescência.