19 MAR 2024
DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
OBRAS, SANEAMENTO E TRÂNSITO
Prefeito Gilson Becker assina convênio do Pavimenta 2
O município foi contemplado na segunda edição do programa Pavimenta, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur)
Assinado o convênio do Governo do Estado com o município de Vera Cruz, no âmbito do programa Pavimenta 2, para a realização de obra de pavimentação com blocos intertravados de concreto de trecho da Estrada Geral de Linha Andréas, com extensão de 2,5 km. O valor total da obra é de R$ 2.208.829,35, sendo R$ 1.600.000,00 em investimento pelo Estado e R$ 608.829,35 de contrapartida municipal.
O prefeito Gilson Becker e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, realizaram a assinatura do convênio nesta sexta-feira (15/03), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Ao todo, 237 municípios receberão obras de pavimentação em parceria com o Governo do Estado. O investimento total do governo gaúcho é de R$ 397,9 milhões.
Conforme o prefeito, ser contemplado pelo Pavimenta é motivo de comemoração para qualquer gestor, “Ainda em junho do ano passado, em visita do Governador Eduardo Leite a Feira da Produção, entregamos a solicitação da pavimentação de Andréas, ainda contamos com o apoio essencial do Deputado Estadual Airton Artus neste pleito. Vera Cruz está entre os 10 municípios do Estado em número de agroindústrias certificadas, boa parte delas, encontra-se na região de Andréas e Dona Josefa, a obra que tem um custo total de mais de R$ 2 milhões, proporcionará o escoamento da produção e desenvolverá o potencial riquíssimo da comunidade no que tange ao turismo rural e religioso”, declarou.
O trecho de 2,5 km que será pavimentado tem início na Escola José Bonifácio e vai até as futuras instalações da Barragem Dona Josefa, outra importante obra que garantirá o abastecimento para as futuras gerações.
O Pavimenta é responsável pela execução de projetos de infraestrutura rodoviária, incluindo obras de pavimentação, terraplanagem, drenagem e microdrenagem (meios-fios,bocas-de-lobo e redes), sinalização e acessibilidade. O objetivo é ofertar uma melhor estrutura de trafegabilidade, aprimorar as condições para escoamento da produção e promover o fomento ao turismo, facilitando o acesso a serviços e equipamentos públicos, melhorando a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC